Publicidade
Início Gestão Cloud Especialista em multicloud lista três razões para mesclar serviços de nuvem

Especialista em multicloud lista três razões para mesclar serviços de nuvem

0
Publicidade

Muitas empresas ainda têm data center próprio. Até determinado ponto, faz sentido. O problema é que chega um momento em que o limite de armazenamento não é mais suficiente, obrigando a empresa a redimensionar a infraestrutura e fazer novos investimentos – o que implica numa equipe especializada de gestão e manutenção, além de recursos para garantir que tudo funcione perfeitamente, desde o controle de temperatura, até sistemas de backup e integridade da conexão de dados. Num estado crítico, em que se pode pôr em risco a segurança e a estabilidade do negócio, mesclar clouds ajuda a desonerar, evita desproporções e permite uma gestão mais adequada.

A transformação digital passa obrigatoriamente pela necessidade premente de mais espaço de armazenamento para o sem-número de informações geradas o tempo todo – incluindo aquelas originadas da troca de e-mails. Talvez por isso, a proporção entre data centers terceirizados e in house está se invertendo. E mais: as empresas estão percebendo que é mais negócio investir em ambientes multicloud.

Na opinião de Adriano Filadoro, diretor da Online Data Cloud, deixar de depender apenas de um fornecedor de nuvem, onde seus dados e serviços são armazenados e gerenciados, e contar com uma gama maior de fornecedores vem se desenhando como a melhor proposta no cenário atual, extraindo o melhor de cada fornecedor. “Trata-se de um passo enorme e de relativamente baixo custo para as empresas, já que vão poder contar com uma nuvem para cada especificidade de serviço, com resolução mais rápida de problemas e maior segurança”.

O especialista em nuvem aponta três principais razões para investir em ambientes multicloud:

1) Extrair o melhor de cada fornecedor de nuvem, tendo acesso à melhor plataforma para os negócios. “O uso de múltiplas nuvens representa maior flexibilidade, inovação e inclusive conformidade regulatória. Trata-se de uma nova era de inovação nos negócios e que tem muito ainda que se desenvolver. Ambientes multicloud têm a fundamental virtude de desbloquear agilidade, eficiência e economia de custos sem precedentes. Apesar dos desafios, o fato de poder utilizar nuvens com tecnologias e características diferentes garante ótimas perspectivas para os próximos anos”.

2) Cada empresa tem o controle de suas informações e de seu destino. “Guardadas as devidas proporções, é como se um investidor, por precaução, distribuísse seus investimentos entre vários produtos rentáveis – reduzindo bastante o risco de grandes perdas. Na nuvem, diversificar significa não ficar preso num único fornecedor, pagando às vezes por espaços e serviços que quase nunca utiliza. Ambientes multicloud permitem analisar caso a caso e decidir qual provedor atende melhor a determinada demanda, podendo encontrar caminhos entre a nuvem pública, privada ou híbrida”.

3) Mesclar nuvens aumenta a segurança de operações e informações. “Ao contrário do que muito gestor pode pensar, de que se apoiar em múltiplas plataformas de nuvem torna o negócio mais vulnerável, investir em ambientes multicloud eleva o nível de segurança. Uma coisa é certa: a maior parte das violações ocorridas nos últimos anos vem de bancos de dados internos, não baseados na nuvem. Isto porque o papel do gestor de nuvens é justamente identificar as necessidades e os temores de seus clientes, investindo em provedores especializados em funções específicas. Saber lidar com a integração entre os vários componentes de tecnologia dos fornecedores pode ser o X da questão. Mas esse problema pode ser racionalmente solucionado terceirizando a gestão das nuvens com empresas especializadas. O que importa é ter um negócio ágil, estável e seguro”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile