Adoção e oportunidades da nuvem continuarão a crescer, chegando a um mercado de US$ 1 tri em 2024, calcula IDC

0

A pandemia COVID-19 provou ser um acelerador da adoção e extensão da nuvem e continuará a impulsionar uma conversão mais rápida para a TI centrada na plataforma. De acordo com uma nova previsão da International Data Corporation (IDC), o gasto total mundial em serviços em nuvem, os componentes de hardware e software que sustentam os serviços em nuvem e as oportunidades de serviços profissionais e gerenciados em torno da plataforma ultrapassarão US$ 1,0 trilhão em 2024, sustentando um taxa de crescimento anual composta de dois dígitos (CAGR), de 15,7%.

"A nuvem em todas as suas permutações – hardware / software / serviços / como um serviço, bem como público / privado / híbrido / multi / borda – desempenhará funções cada vez maiores e até dominantes em toda a indústria de TI no futuro previsível", disse Richard L. Villars, vice-presidente de grupo de Pesquisa Mundial da IDC. "Até o final de 2021, com base nas lições aprendidas na pandemia, a maioria das empresas colocará um mecanismo em prática para acelerar sua mudança para a infraestrutura digital centrada na nuvem e os serviços de aplicativos duas vezes mais rápido do que antes da pandemia."

O crescimento mais forte nas receitas virá na categoria de serviço – serviços em nuvem públicos (compartilhados) e serviços em nuvem dedicados (privados). Esta categoria, que também é a maior em termos de receita geral, tem previsão de entregar um CAGR de cinco anos de 21,0%. Em 2024, a categoria como serviço representará mais de 60% de todas as receitas de nuvem em todo o mundo, segundo a consultoria.

A categoria de serviços, que inclui serviços profissionais relacionados de gerenciamento, será a segunda maior categoria em termos de receita, mas terá o crescimento mais lento com um CAGR de 8,3%. Isso se deve a uma variedade de fatores, incluindo maior uso de automação em migrações. A menor categoria de nuvem, construção de infraestrutura, que inclui hardware, software e suporte para nuvens privadas corporativas e nuvens públicas de provedores de serviços, terá um crescimento sólido (11,1% CAGR) durante o período de previsão.

Embora o impacto do COVID-19 possa ter alguns efeitos negativos na adoção da nuvem nos próximos anos, há uma série de fatores que estão impulsionando o mercado da nuvem.

O ecossistema de empresas de tecnologia ajudando os clientes a migrar para ambientes em nuvem, criar novas inovações na nuvem e gerenciar seus ambientes de nuvem em expansão permitirá que as empresas cumpram seus cronogramas acelerados de mudança para a nuvem.

O surgimento de ofertas de TI baseadas no consumo tem como objetivo alavancar recursos semelhantes à nuvem pública em um ambiente local que reduz a complexidade e reestrutura o custo para empresas que desejam segurança adicional, recursos dedicados e recursos de gerenciamento mais granulares.

A adoção de serviços em nuvem deve permitir que as organizações mudem a TI da manutenção de TI legada para novas iniciativas de transformação digital, o que pode levar a novas receitas de negócios e competitividade, bem como criar novas oportunidades para fornecedores de serviços profissionais.

A nuvem híbrida se tornou central para esforços de transformação digital bem-sucedidos, definindo uma abordagem de arquitetura de TI, uma estratégia de investimento em TI e um modelo de equipe de TI que garante que a empresa possa atingir o equilíbrio ideal entre as dimensões sem sacrificar o desempenho, a confiabilidade ou o controle.

O relatório do IDC, Worldwide Whole Cloud Forecast, 2020-2024 (Doc #US 46020420), identifica a variedade de oportunidades relacionadas à nuvem (ou seja, "nuvem inteira") disponíveis para o período 2020-2024, incluindo, mas abrangendo, muito mais do que o mercado de serviços de nuvem pública. Uma previsão de receita é fornecida para os seguintes modelos de consumo corporativo: nuvem pública como serviço; serviços de nuvem dedicados; construção / suporte / gerenciamento de infraestrutura de nuvem privada corporativa (EPC); construção / suporte de provedor de serviços em nuvem; e serviços relacionados à nuvem de modelo de implantação mista. Essas previsões incluem o impacto do COVID-19 em todas as premissas de previsão para todos os mercados, de acordo com os dados macroeconômicos mais recentes da última semana de setembro de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.