Adoção e oportunidades da nuvem continuarão a crescer, chegando a um mercado de US$ 1 tri em 2024, calcula IDC

0
31

A pandemia COVID-19 provou ser um acelerador da adoção e extensão da nuvem e continuará a impulsionar uma conversão mais rápida para a TI centrada na plataforma. De acordo com uma nova previsão da International Data Corporation (IDC), o gasto total mundial em serviços em nuvem, os componentes de hardware e software que sustentam os serviços em nuvem e as oportunidades de serviços profissionais e gerenciados em torno da plataforma ultrapassarão US$ 1,0 trilhão em 2024, sustentando um taxa de crescimento anual composta de dois dígitos (CAGR), de 15,7%.

"A nuvem em todas as suas permutações – hardware / software / serviços / como um serviço, bem como público / privado / híbrido / multi / borda – desempenhará funções cada vez maiores e até dominantes em toda a indústria de TI no futuro previsível", disse Richard L. Villars, vice-presidente de grupo de Pesquisa Mundial da IDC. "Até o final de 2021, com base nas lições aprendidas na pandemia, a maioria das empresas colocará um mecanismo em prática para acelerar sua mudança para a infraestrutura digital centrada na nuvem e os serviços de aplicativos duas vezes mais rápido do que antes da pandemia."

O crescimento mais forte nas receitas virá na categoria de serviço – serviços em nuvem públicos (compartilhados) e serviços em nuvem dedicados (privados). Esta categoria, que também é a maior em termos de receita geral, tem previsão de entregar um CAGR de cinco anos de 21,0%. Em 2024, a categoria como serviço representará mais de 60% de todas as receitas de nuvem em todo o mundo, segundo a consultoria.

A categoria de serviços, que inclui serviços profissionais relacionados de gerenciamento, será a segunda maior categoria em termos de receita, mas terá o crescimento mais lento com um CAGR de 8,3%. Isso se deve a uma variedade de fatores, incluindo maior uso de automação em migrações. A menor categoria de nuvem, construção de infraestrutura, que inclui hardware, software e suporte para nuvens privadas corporativas e nuvens públicas de provedores de serviços, terá um crescimento sólido (11,1% CAGR) durante o período de previsão.

Embora o impacto do COVID-19 possa ter alguns efeitos negativos na adoção da nuvem nos próximos anos, há uma série de fatores que estão impulsionando o mercado da nuvem.

O ecossistema de empresas de tecnologia ajudando os clientes a migrar para ambientes em nuvem, criar novas inovações na nuvem e gerenciar seus ambientes de nuvem em expansão permitirá que as empresas cumpram seus cronogramas acelerados de mudança para a nuvem.

O surgimento de ofertas de TI baseadas no consumo tem como objetivo alavancar recursos semelhantes à nuvem pública em um ambiente local que reduz a complexidade e reestrutura o custo para empresas que desejam segurança adicional, recursos dedicados e recursos de gerenciamento mais granulares.

A adoção de serviços em nuvem deve permitir que as organizações mudem a TI da manutenção de TI legada para novas iniciativas de transformação digital, o que pode levar a novas receitas de negócios e competitividade, bem como criar novas oportunidades para fornecedores de serviços profissionais.

A nuvem híbrida se tornou central para esforços de transformação digital bem-sucedidos, definindo uma abordagem de arquitetura de TI, uma estratégia de investimento em TI e um modelo de equipe de TI que garante que a empresa possa atingir o equilíbrio ideal entre as dimensões sem sacrificar o desempenho, a confiabilidade ou o controle.

O relatório do IDC, Worldwide Whole Cloud Forecast, 2020-2024 (Doc #US 46020420), identifica a variedade de oportunidades relacionadas à nuvem (ou seja, "nuvem inteira") disponíveis para o período 2020-2024, incluindo, mas abrangendo, muito mais do que o mercado de serviços de nuvem pública. Uma previsão de receita é fornecida para os seguintes modelos de consumo corporativo: nuvem pública como serviço; serviços de nuvem dedicados; construção / suporte / gerenciamento de infraestrutura de nuvem privada corporativa (EPC); construção / suporte de provedor de serviços em nuvem; e serviços relacionados à nuvem de modelo de implantação mista. Essas previsões incluem o impacto do COVID-19 em todas as premissas de previsão para todos os mercados, de acordo com os dados macroeconômicos mais recentes da última semana de setembro de 2020.

Deixe seu comentário