Eleições 2020: Google lança central de insights com perguntas e assuntos mais pesquisados pelos brasileiros na Busca

0

O Google Trends lança nesta quarta-feira, 21/10, uma central de insights para as Eleições 2020 com tendências de busca em tempo real e as principais dúvidas dos brasileiros sobre candidatos, partidos e outros temas relevantes para a votação que escolherá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o Brasil. A página também traz dados sobre os quatro maiores colégios eleitorais do país, são eles São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.

Este ano, o processo eleitoral foi adiado devido à pandemia de COVID-19, o que não impactou somente o calendário, as campanhas dos partidos, mas também refletiu diretamente no comportamento do brasileiro que usa o Google para se informar sobre a votação. Segundo os dados do Google Trends, Saúde é o tema relacionado ao debate político que mais tem despertado interesse na maioria dos estados brasileiros, seguido por Educação, Impostos, Bolsa Família e Desemprego.

Entre as perguntas relacionadas ao termo "votar" feitas nos últimos sete dias, a mais buscada é "o que acontece se não votar?", seguida por "se não votar e nem justificar, o que acontece?". "Essas perguntas chamam a atenção em relação aos pleitos eleitorais anteriores e podem ser um indicativo de que há uma um certa preocupação do brasileiro em ir votar por conta da pandemia", afirma o Marco Túlio Pires, diretor do Google News Lab no Brasil.

Para tirar dúvidas sobre como votar com segurança, a página do Google tem um link direto para o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com informações oficiais sobre os cuidados sanitários no dia da votação.

Veja abaixo as perguntas mais buscadas em relação ao termo votar, nos últimos sete dias:
1. O que acontece se não votar?
2. Se não votar e nem justificar, o que acontece?
3. Quem pode votar nas eleições?
4. O que acontece se votar em branco?
5. Como justificar voto?

A página do Google Trends também mostra o interesse por candidatos e partidos políticos em diferentes regiões do país. Segundo o levantamento, quando procurada junto à palavra candidato ou candidata, nos últimos sete dias, a legenda mais popular na Busca é o PT com 36%, seguido pelo PSOL, 11%, Partido Novo e PSL, ambos com 10%. Vale ressaltar que os dados do Google Trends representam interesse de busca no Google, e não representam intenção de voto.

Segundo o levantamento, as pesquisas pelo termo "candidato" junto à palavra partido, e também "candidato pesquisa" e "candidato número", são expressivamente maiores do que as pesquisas pelos termos "candidato proposta", "candidato ficha limpa" e "candidato corrupção", como mostra o gráfico:

É possível também acompanhar os termos de maior alta sobre as eleições e em quais regiões do país há mais interesse de busca pela disputa. Por exemplo, nos últimos sete dias, os brasileiros procuraram entender mais sobre as "regras para eleição municipal em 2020" – o nível de interesse é 750% maior do que a semana anterior.

A central de dados do Google Trends ainda destaca informações com viés local de quatro estados com os maiores colégios eleitorais do país, são eles São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.