Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Para Federação Assespro, Marco Legal das Startups deixa de lado questões importantes

Para Federação Assespro, Marco Legal das Startups deixa de lado questões importantes

0
Publicidade

Federação Assespro considera que o Marco Legal das Startups, encaminhado ontem ao Congresso Nacional, deixou muitos pontos a desejar e precisa ser melhorado. A entidade trabalhou na coleta de dados junto ao setor quando o Ministério da Ciências e Tecnologias e Inovação fez a chamada para fazer sugestões relativas ao projeto.

“No nosso entendimento, o projeto deixou de lado várias questões importantes voltadas para o investidor e para o empreendedor. Um deles é a contratação de soluções inovadoras por parte do governo. Em nenhum momento, o texto coloca a garantia do recebimento. Se as startups forem contratadas como é hoje, elas quebram porque não aguentam o tempo de recebimento em cima só de empenho”, afirma Italo Nogueira, presidente da Assespro Nacional.

João Kepler, diretor de Startups da Federação Assespro, elenca outros pontos que merecem atenção e melhor discussão no Congresso Nacional:

– A limitação quanto a definição em relação a tempo de 6 anos para deixar de ser uma startup;
– Equiparação de tratamento tributário no investimento em startups e políticas de estimulo;
– Regulação das stock-options para que não sejam tributadas na sua concessão; somente no eventual ganho de capital;
– Possibilidade de enquadrar S/As simplificadas no Simples Nacional;
– Falta de regras para Imposto de Renda.

Kepler lembra ainda que a proposta deve ser apensada ao Projeto de Lei Complementar 146/19, que foi apresentado em 2019 por um grupo de 20 deputados. “Esse projeto deve ser apensado ao anterior e deve sair uma redação única. Nela, espero que os pontos principais e melhores dos ambos sejam contemplados”, diz.

A entidade ressalta como positivos o embasamento técnico sobre a responsabilidade subsidiária trabalhista e tributária do investidor de startups, além das opções e modalidades de investimento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile