Danone otimiza operação digital e reduz custos de marketing

2

A Danone, com várias marcas e vários ecossistemas digitais, perebeu que precisava trazer ordem e consistência à sua presença digital, motivo pelo qual contratou diversas soluções da Acquia- Cloud Platform, Site Factory, Site Studio, Personalização e  Campaign Studio – para otimizar seus resultados e oferecer uma experiência ainda mais completa a seus clientes e parceiros no Brasil.

No país, são mais de 10 marcas da Danone Nutrícia, cada uma com suas áreas próprias de gestão e marketing, além de um amplo ecossistema digital com diferentes agências e plataformas.

Assim, os visuais principais não tinham consistência de marca, a comunicação ocorria sem relevância e havia muita tecnologia, mas pouca padronização. Como resultado, os clientes encontravam dificuldades em entender os valores da marca. Além disso, a empresa enfrentou desafios com o tempo de colocação no mercado, bem como altos custos de manutenção, tornando a operação digital não escalável ou sustentável.

Um dos grandes desafios da marca, ao iniciar seu processo de transformação digital com a Acquia, foi capacitar e envolver suas equipes de negócios e de marca para gerenciar todos os seus sites com baixa dependência de TI. Era preciso simplificar seus 29 sites em diferentes plataformas para apenas 10, otimizando seu ecossistema digital e, no processo, criando uma estrutura que permitisse a criação rápida de novas landing pages e hotsites.

Esses desafios eram parte do objetivo geral da empresa de criar uma "masterbrand", Danone Nutrícia, para todos os sites a partir de uma estrutura básica, permitindo que os clientes navegassem facilmente por todos os sites, e gerando dados analíticos para permitir o acompanhamento dessa jornada. Além disso, era necessário que os nossos sites fossem integrados ao CRM já existente da Danone e ao Magento Commerce.

Resultados

Em parceria com a Just Digital, parceira da Acquia, a marca iniciou sua jornada de transformação digital. A equipe criou mais de 75 componentes usando Acquia Site Studio, integrando o visual e a comunicação-chave para todas as marcas. Os profissionais de marketing da Danone obtiveram, assim, mais flexibilidade para gerenciar conteúdo e criar novos sites. A Acquia Cloud Platform e o Site Factory gerenciam e monitoram todos os sites, e o site se integra ao Magento Commerce. Além disso, a equipe da Just Digital centralizou o banco de dados de leads usando o Acquia Personalization e o Acquia Campaign Studio, integrando todos os sites da marca e permitindo que a Danone segmente os visitantes e crie campanhas mais eficazes.

A partir da implementação das soluções, a Danone obteve resultados significativos. O tempo de lançamento no mercado foi acelerado com o Site Studio, o que permitiu à empresa criar 9 sites em 6 meses. Agora, novos sites da Danone são criados no período entre uma e duas semanas, e a empresa agora é capaz de permitir que as agências trabalhem de forma autônoma usando seus padrões. Além disso, houve uma redução relevante de custos com os processos, eliminando 19 sites.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.