Tecnologia NVIDIA integra infraestrutura aplicada a projetos de inteligência artificial na Universidade Federal de Goiás

0

A Universidade Federal de Goiás, instituição responsável por criar o primeiro curso superior de bacharelado em inteligência artificial (IA) do Brasil, inaugura uma nova infraestrutura de tecnologia focada em executar projetos de IA para pesquisa e indústria no dia 21 de outubro.

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), uma unidade Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação), é responsável pela iniciativa e conta com investimento de R$ 1,4 milhão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás com associação a recursos da Procuradoria Geral do Estado de Goiás, que desenvolve projetos de inovação com o CEIA. Para possibilitar esse avanço, a nova infraestrutura inclui a aquisição da NVIDIA DGX A100, o sistema universal para todas as cargas de trabalho de IA.

O CEIA será a primeira instituição na América Latina a adquirir a DGX A100 com 80 GB de memória, o servidor IA mais rápido do mundo. O novo equipamento NVIDIA Enterprise irá auxiliar com projetos de automação de textos jurídicos, sintetização de voz artificial e reconhecimento de fala. A instituição deve ainda incluir outras ferramentas da divisão NVIDIA Enterprise para compor as próximas melhorias da infraestrutura.

Comparando os resultados obtidos com equipamentos antigos, o investimento em uma versão anterior da GPU (uma DGX-1), que ocorreu em 2017, trouxe um retorno direto de cerca de oito vezes do valor investido. No caso da DGX-A100, já foram fechados contratos que arrecadaram um valor superior ao que foi aplicado. Pelas estimativas da Universidade, até o final de 2022 o retorno será recorde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.