Soma Brasil ganha agilidade com serviços de ASP

0

Um incidente interno deixou a Soma Brasil, fabricante de lâminas magnéticas par motores transformadores, praticamente fora do ar por quase uma semana. O trauma com a perda de alguns dados acelerou o projeto da companhia de terceirizar sua infra-estrutura de TI. Hoje, livre da tarefa de administrar seu ambiente de tecnologia, a companhia avalia que ganhos com esse modelo.

Até 1995, a Soma era subsidiária da americana Tempel Steel, mas com um processo de reestruturação da companhia, a fabricante passou a ser 100% brasileira. Com essas mudanças, o departamento de TI passou a ser controlado pela diretoria financeira, que tinha dificuldades para manter o parque atualizado.

Marco Montalvão, diretor financeiro da Soma Brasil, lembra que era difícil acompanhar as novidades do mercado. "Tínhamos sempre que investir em hardware, pois as máquinas se tornavam obsoletas muito rapidamente e nos deparávamos com o problema da compra. Não sabíamos qual era a máquina adequada para nossas necessidades?, recorda o executivo.

A empresa era usuária do ERP da Datasul, que lhe fez uma oferta de uma solução terceirizada, incluindo hospedagem de hardware e pacote de gestão empresarial no modelo de ASP (Application Service Provider) com cobrança de uma mensalidade fixa por usuário.

A Soma se interessou pelo modelo e resolveu contratar o serviço. Hoje toda sua infra-estrutura de TI está hospedada no data center da IBM, parceria da Datasul entrega de um pacote de oustsourcing sob demanda para pequenas e média empresas.

A equipe do departamento de TI, que era de quatro analistas foi reduzida a uma pessoa e hoje todo o processamento da companhia é feito fora da empresa. ?Acessamos nosso banco de dados e todas nossas informações pela web. Nossos executivos podem consultar informações de onde estiverem?, diz Montalvão.

Benefícios da terceirização

A grande vantagem do modelo, destaca o executivo é não ter mais que se preocupar com atualização dos sistemas nem com back up. Todo o gerenciamento do processamento do ERP e manutenção é de responsabilidade da Datasul.

Para adotar o novo modelo, a Soma não Brasil não precisou fazer nenhum investimento, garante Montalvão. Na sua avaliação, a empresa ganhou em performance com o outsoucing. Ele exemplifica o tempo que a companhia perdia antes para fechar os resultados mensais por causa da lentidão do processamento de seus sistemas. A consolidação dos dados saia no sétimo dia do mês e hoje fica disponível no segundo dia.

Montalvão afirma que com a a contratação da solução terceirizada, a empresa ganhou mais velocidade e passou a se focar no seu negócio que é a compra de aço. "O departamento financeiro não entende de TI por isso entregamos essa tarefa para uma empresa especializada", diz o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.