Belo Horizonte terá cobertura total por internet sem fio até o próximo ano

0

Até meados do ano que vem, toda a cidade de Belo Horizonte estará conectada à internet banda larga sem fio, segundo a Prefeitura do município. O Ministério das Comunicações investiu R$ 3,5 milhões e a Prefeitura de Belo Horizonte, cerca de R$ 800 mil. A meta inicial é conectar 250 pontos, entre escolas públicas, postos de saúde, hospitais, comunidades carentes, prédios públicos, parques e praças. Com a conclusão do projeto, a capital mineira será a primeira metrópole brasileira completamente coberta pela internet.

Belo Horizonte já conta hoje com três zonas de cobertura (hotspots): na rodoviária, no prédio da Prefeitura e também na Prodabel, empresa municipal de informática. A tecnologia usada é o WiMAX sem fio. Seis parques e praças serão cobertos a partir de dezembro, com a "iluminação" da Praça da Liberdade. Os demais pontos serão instalados no próximo ano.

?Qualquer pessoa que chegar aos locais com um computador portátil ou celular do tipo smartphone poderá acessar a internet. Essa é uma iniciativa pioneira que vamos levar a outras capitais do Brasil. O mais importante é a conexão nas escolas públicas e nas dezenas de comunidades carentes da capital", afirma o ministro Hélio Costa.

Outro importante foco do projeto é a conexão de comunidades como a Vila Cafezal, a primeira a ser coberta pela internet. Ela fica situada no Aglomerado da Serra, uma das maiores favelas de Belo Horizonte, onde vivem milhares de famílias sem condições de pagar mensalmente pela banda larga. Várias pesquisas mostram que a internet ajuda no estudo, na formação profissional e principalmente na educação, contribuindo para evitar que menores se envolvam em crimes. Os computadores serão doados por empresas e instalados pela Prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.