GSM atinge 62% de participação de mercado, aponta pesquisa

0

A 3G Americas, organização criada para promover a implementação da tecnologia GSM e suas evoluções GPRS, EDGE, UMTS e HSDP, acaba de publicar o relatório sobre a participação de mercado da família de tecnologias GSM na América do Norte, do Sul, Central e Caribe. O levantamento, encomendado à Informa Telecoms & Media, aponta que o padrão GSM cresceu 9 pontos percentuais nos últimos 12 meses e chegou a 62% do mercado, comparado com 53% de participação no fim do terceiro trimestre de 2006.

De acordo com a entidade, praticamente 200 redes comerciais são UMTS, das quais 150 estão atualizadas com o HSDPA. A maioria das operadoras UMTS deve atualizar serviços de rede com a HSPA (HSDPA+HSUPA), criando uma plataforma de alcance global para serviços de dados sem fio no mundo inteiro.

Operadoras na Argentina (Personal, Movistar, CTI Movil), no Chile (Entel PCS), no Uruguai (Ancel, CTI Movil e Movistar), no Paraguai (CTI Movil) e, recentemente, no Brasil (Telemig Celular e Claro) anunciaram o lançamento de serviços UMTS recentemente. Há um ano, a AT&T Mobility de Porto Rico foi a primeira operadora a lançar serviços UMTS em escala comercial no Caribe.

Eva Benguigui, analista sênior de pesquisas para a América Latina da Informa Telecoms & Media, acredita que ?baseado nas 11 redes UMTS/HSPA lançadas na América Latina e no Caribe, e muitas outras chegando em 2008, o número de assinaturas UMTS/HSPA na região deve chegar a 15,3 milhões até o fim de 2009.? Ela completa que ?isso representa três vezes mais que as tecnologias 3G concorrentes, como CDMA 2000 1xEV-DO (Rev O/A/B), previsto para alcançar 5,2 milhões de assinaturas no mesmo período.?

O número de assinantes GSM/UMTS no Ocidente, segundo o estudo, cresceu mais de 100 milhões nos últimos 12 meses, de aproximadamente 282 milhões em setembro de 2006 para 384 milhões no mesmo mês deste ano, totalizando uma participação de mercado para a família GSM de tecnologias de 62%, de acordo com dados do terceiro trimestre da Informa.

Durante o mesmo período, o a pesquisa mostra que a participação de mercado das tecnologias CDMA caiu de 33,5% para 31% e atualmente representa 193 milhões de assinantes nas Américas. Só na América Latina e no Caribe, o número de assinantes GSM/UMTS chegou a praticamente 276 milhões, o que representa uma participação de 78% no fim de terceiro trimestre. Além disso, os EUA e Canadá têm 108 milhões de assinantes GSM/UMTS.

Os assinantes UMTS/HSPA devem passar a marca de 500 milhões até o fim de 2009, de acordo com as previsões da Informa, e devem chegar a um bilhão até o fim de 2011. A segunda tecnologia 3G neste ranking é o CDMA EV-DO (Rev O/A/B), que deve atrair 115 milhões e 182 milhões de assinantes até o fim de 2009 e 2011, respectivamente.

A Informa projetou um total de 1,68 bilhões de assinaturas para o mercado 3G até 2012, das quais 1,3 bilhão deve ser da tecnologia UMTS/HSPA, representando 78% do mercado. Em segundo lugar deve aparecer o CDMA EV-DO (Rev O/A/B), com 230 milhões de assinantes e 14% de participação, e os 8% restantes representarão outras tecnologias, como a TD-SCDMA ou TD-CDMA. Em uma previsão divulgada em separado, a Informa projetou 16,8 milhões de assinaturas WiMAX até o fim de 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.