Novo golpe sobre videochamada do WhatsApp faz vítimas no Brasil

0

A companhia de segurança digital ESET apresentou nesta segunda-feira, 21, um caso de utilização das videochamadas do WhatsApp para enganar os usuários brasileiros. A ação criminosa promete aos usuários acesso ao serviço de chamadas por vídeo, mas a vítima acaba se registrando em um serviço de SMS pago. Em apenas uma hora, 16 mil cliques foram feitos no site falso, sendo 10 mil deles do Brasil, informa a ESET.

A engenharia do golpe funciona por meio de uma página falsa. Nela, é prometido ao usuário acesso às ligações em vídeo se compartilhar a mensagem do site para dez pessoas ou três grupos. Na última etapa do golpe, o usuário clica em uma mensagem e pede para enviar um torpedo SMS para um número premium. Desse modo, o hacker consegue o número do smartphone de sua vítima e o inscreve na atividade paga.

A ESET explica que o formato do site simulava a página oficial do WhatsApp, incluindo funcionalidades como escolha de idioma e geolocalização. Para as vítimas, a empresa de segurança digital recomenda ligar para a operadora, verificar se existe algum serviço Premium de SMS cadastrado que não foi solictado e pedir seu cancelamento.

Vale lembrar que o WhatsApp já liberou acesso oficialmente as videochamadas para usuários de Android, iOS e Windows Phone. Como sempre, a ESET indica que o ideal é atualizar ou baixar o app de conversas via lojas de aplicativos oficiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.