Como os consumidores podem se proteger das fraudes e ter segurança na compra durante da Black Friday?

0

Estamos às vésperas do evento mais importante do e-commerce brasileiro: a Black Friday, uma excelente oportunidade para adquirir os produtos que se deseja, a um preço geralmente muito abaixo do comum. O consumidor deve, sim, aproveitar a data, mas sem abrir mão de um cuidado crucial para não cair nas mãos de pessoas mal-intencionadas, que se aproveitam para aplicar um golpe bastante conhecido: a criação de lojas de fachada.

Nesta época do ano, alguns sites são colocados no ar com ofertas aparentemente irrecusáveis, envolvendo produtos muito cobiçados – como smartphones, notebooks e eletrônicos em geral, por exemplo. Muitas destas lojas se assemelham muito a importantes e-commerces brasileiros, e a princípio não levantam suspeita. A princípio.

Entretanto, um consumidor que se sinta tentado por esta promoção imperdível corre o risco de realizar o pagamento do pedido – normalmente por transferência ou boleto bancário – e jamais receber o produto desejado. Nos últimos anos, inclusive, foram noticiados casos de clientes que recebiam tijolos pelos correios em vez de um smartphone. E não haviam como denunciar o golpe – no momento da entrega, o site falso inclusive já havia sido retirado do ar.

Por outro lado, basta seguir algumas orientações muito simples para saber se um site é de fato confiável para a realização de uma compra importante ou se apenas uma armadilha criada por criminosos.

A primeira – e mais básica – é consultar a reputação deste e-commerce sites como o Reclame Aqui ou procurar comentários sobre ele nas redes sociais – principalmente Facebook. E-commerces que não tenham uma boa reputação no Reclame Aqui devem ser evitados – ou aqueles também que tenham anúncios em redes sociais recheados de erros de português.

Outro fator importantíssimo para checar a fiabilidade de um e-commerce é conferir quais são as formas de pagamento que aquele site aceita. Se uma página não aceita pagamentos por cartão de crédito, atenção: o risco aumenta muito!

O cliente não precisa necessariamente escolher pagar por cartão de crédito, mas o fato de esta forma de pagamento não estar disponível conta muito contra a loja. Isso porque o empreendedor deve apresentar uma extensa documentação para receber o aval de receber pagamentos por cartão – algo que não acontece com o boleto, por exemplo.

Ainda há outro fator importantíssimo para o cliente a respeito do cartão de crédito, que, por contrato, sempre protege o portador em pagamentos realizados on-line. No caso de uma loja de fachada ou na utilização indevida do plástico para compras fraudulentas, o cliente tem o direito de realizar o cancelamento daquela transação e solicitar o estorno.

O mesmo não acontece com o boleto: bancos e instituições financeiras não costumam se responsabilizar no caso de pagamentos de títulos, sejam eles fraudulentos ou direcionados a contas de laranjas. Se, mesmo assim, o consumidor preferir esta foram de pagamento, é necessário checar atentamente todos os dados que constam naquele carnê.

Comprar pela internet tem se tornado cada vez mais seguro e vantajoso para o consumidor brasileiro. O cliente não pode perder a oportunidade de aproveitar as promoções da Black Friday, mas é preciso ter o mínimo de atenção para não cair em ciladas e enfrentar uma forte dor de cabeça nas semanas seguintes.

Tom Canabarro, co-fundador da Konduto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.