Publicidade
Início Notícias Negócios Governo dos EUA pode barrar fusão entre AT&T e Time Warner

Governo dos EUA pode barrar fusão entre AT&T e Time Warner

0
Publicidade

O Departamento de Justiça (DoJ) dos Estados Unidos está abrindo um processo para impedir a fusão de US$ 85 bilhões entre a operadora de TV por assinatura AT&T e a Time Warner, dona dos estúdios Warner Bros. e de redes de televisão como HBO e CNN. O acordo havia sido originalmente anunciado em outubro de 2016.

A empresa reagiu rapidamente. “O processo do DoJ é uma atitude radical e inexplicável de precedentes estabelecidos no setor antitruste”, disse o vice-presidente sênior da AT&T, David McAtee. Segundo o executivo, fusões do tipo – que unem empresas do mesmo ramo, mas que atuam em segmentos diferentes, no caso a produção e a distribuição de conteúdo – são benéficas para o consumidor, pois não afetam o nível de competição do mercado. “Não vemos uma razão legítima para que nossa fusão seja tratada de forma diferente.”

Para responder ao órgão de Justiça, a AT&T já começou a produzir um website para listar todos os argumentos em favor do negócio. Rumores ao longo do dia sobre eventual ação do DoJ prejudicaram o desempenho das ações da operadora no fim do pregão de ontem.

A decisão do Departamento de Justiça foi tratada como polêmica, uma vez que o presidente americano, Donald Trump, tem comprado brigas públicas com a rede CNN, que faz uma cobertura crítica à sua administração.

Isso levou a comentários de que a ação poderia ter motivações políticas. Em declaração à agência de notícias Bloomberg, a porta-voz de Trump, Sarah Huckabee Sanders, afirmou que não tem informação “sobre alguma ação específica da Casa Branca” relacionada ao caso.

Restrições

No Brasil, o Cade já impôs, em outubro, restrições à fusão da AT&T com a Time Warner, justamente por se tratar de um negócio que une dois tipos de negócios sob um só “guarda-chuva”.

Aprovada em 2011, a Lei de Acesso Condicionado (SeaC), que regula o mercado de TV paga no País, não permite que um grupo que produza conteúdo tenha controle sobre operadoras de TV paga ou telefonia, para evitar concentração de mercado e troca de informações privilegiadas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile