Publicidade
Início Notícias Negócios Reoneração da folha de TIC pode extinguir 83 mil empregos, dizem entidades

Reoneração da folha de TIC pode extinguir 83 mil empregos, dizem entidades

0
Publicidade

De acordo com a assessora legislativa e jurídica do SEPRORGS (plataforma de negócios das empresas de Informática do Rio Grande do Sul) e da FENAINFO (Federação Nacional das Empresas de Informática), Ana Paula Gaiesky, a reoneração do setor acarretará consequências extremamente negativas para o setor de TI nos próximos três anos (2017-2019).

“Teremos 83 mil empregos extintos, zero crescimento na remuneração dos trabalhadores de TI, sendo 5,2% ao ano de queda no crescimento médio do setor e 2% ao ano de queda na arrecadação de impostos do setor”, garante.

Dados da FENAINFO indicam que entre 2010 e 2016, período que incluiu a desoneração permanente da TI na folha, o faturamento bruto das empresas de TI cresceu 12% ao ano e a remuneração média do trabalhador do setor cresceu 14,3%. Edgar Serrano, presidente da entidade,

Já Serrano destaca que o percentual da contribuição previdenciária sob a receita bruta a ser recolhido pelo setor de TI pode ser considerado com a alíquota de 2%, diante do impacto positivo que a política de desoneração da folha para o segmento tem refletido no desenvolvimento da economia.

“A desoneração da folha possibilita que as empresas optem pelo recolhimento da contribuição previdenciária patronal sobre a receita bruta (CPRB) ao invés de 20% sobre a folha de salários”, ressalta ele. ““Se as empresas exportadoras permanecerem isentas do recolhimento da contribuição previdenciária patronal, serão as pequenas empresas brasileiras que terão que arcar com estes custos, pois, em curto período haverá falta de recursos na previdência. Por isso estamos propondo que se mantenha a desoneração e que as empresas exportadoras de software efetuem o recolhimento da CPRB”, acrescenta.

“Para a TIC, a desoneração da folha não significou renúncia fiscal, mas sim investimento com retorno de arrecadação no valor de R$ 78 mil para cada novo emprego. “Só em 2015, foram criados 53 mil novos postos em relação a 2011. Portanto, tivemos geração de renda, emprego e aumento da arrecadação”, comenta Serrano.

Os representantes da FENAINFO e do SEPRORGS participarão de Audiência Pública que abordará o PL 8456/2017 na Câmara dos Deputados. Durante o encontro, Edgar Serrano vai requerer a manutenção do setor de TI na política de desoneração da folha de salários, considerando a possibilidade de opção pela CPRB ou sobre a folha.

Participarão da audiência os deputados federais Renato Molling (PP/RS), presidente da Comissão Especial e o relator Orlando Silva (PCdoB/SP), além dos demais parlamentares membros da Comissão que irá proferir parecer ao PL. Também foram convidados para participar da Audiência Pública – Mesa 1, José Hélio Fernandes, Presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC; Sérgio Paulo Gallindo, Presidente-Executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – Brasscom; Laércio Cosentino, CEO da Empresa Totvs; Benito Paret, Presidente da TI Rio; Francisco Camargo, Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile