Publicidade
Início Notícias Profissional FIA lança 1º curso de e-Sports com foco em negócios

FIA lança 1º curso de e-Sports com foco em negócios

0
Publicidade

O curso está sendo lançado em parceria com a Homo Ludens, e tem a coordenação dos professores Ivelise Fortim e Luiz Ojima Sakuda. Ele visa capacitar o aluno para desenvolver projetos de e-Sports que atendem as necessidades dos patrocinadores, marcas, organizadores, mídia, times, atletas e outros stakeholders. As aulas serão ministradas por profissionais-chaves da indústria de e-Sports brasileira, que começou a se formar há quase uma década.

“É dirigido a profissionais com experiência em gerência e/ou inserção em projetos relacionados a e-Sports, indústria criativa, eventos ou mídia esportivos, que desejam desenvolver negócios ou aprofundar os conhecimentos sobre marketing e comunicação na área”, explica Sakuda.

Serão abordados a história do e-Sport, seu uso como marketing, como acontecem a comunicação, público-alvo, patrocínio, principais times brasileiros, formação das equipes, aspectos legais e psicológicos, entre outros assuntos ligados ao tema.

E-Sports e Economia Criativa

Este curso faz parte da vertente de Economia Criativa -área da economia de bens e serviços que tem na inovação sua matéria-prima- e tornou-se um componente relevante das economias pós-modernas.

De acordo com pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) divulgada em 2016, mesmo durante a crise econômica, entre 2013 e 2015, o setor continuou crescendo. No período, 851 mil profissionais trabalhavam com indústria criativa no Brasil. Esses profissionais ganhavam em média, mais de duas vezes e meia a remuneração média dos empregados formais brasileiros.

A estimativa é que o setor gerava mais de R$ 155 bilhões para a economia do país na época, concentrando mais em São Paulo e Rio de Janeiro.

O e-Sport tem 17,7 milhões de expectadores no Brasil, segundo a última pesquisa da NewZoo. Já a 1ª Pesquisa Game Latam, feita pelo Seeds Market Research e FD Comunicação, constatou um potencial de consumo maior nesse nicho. Dentro do universo gamer, os fãs assíduos de e-Sports gastaram 73% mais que o restante da amostra, e 52% pretendem aumentar o investimento no próximo trimestre.u

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile