Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Meios de pagamentos: demanda digital cresce, mas barreiras regulatórias continuam, diz estudo...

Meios de pagamentos: demanda digital cresce, mas barreiras regulatórias continuam, diz estudo da Capgemini

0
Publicidade

Os pagamentos digitais estão passando por um boom impulsionado pelos mercados em desenvolvimento, como o Brasil, de acordo com o World Payments Report 2018 (em tradução: Estudo Mundial de Pagamentos 2018) lançado pela Capgemini e o BNP Paribas. No entanto, o cenário de inovação nos pagamentos é incerto, à medida que a presença no mercado das BigTech passa a ser sentida, e as empresas tradicionais do segmento enfrentam complexidade técnica e regulatória no desenvolvimento de novos ecossistemas de pagamentos colaborativos entre si e as Fintechs.

O relatório conclui que serão necessárias mais do que iniciativas lideradas pelos bancos para aumentar o novo cenário de pagamentos. A comunidade de serviços financeiros mais ampla – incluindo organizações do setor público, reguladores e terceiros – deve determinar seu papel e trabalhar em conjunto com grandes usuários de pagamento eletrônico para garantir o desenvolvimento de um ecossistema suave, equilibrado e robusto.

O relatório prevê que os pagamentos eletrônicos apresentem uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 12,7% até 2021, após um crescimento de 10,1% em 2015-16, que atingiu um volume total de 482,6 bilhões de operações registradas.

Este boom não monetário está sendo impulsionado pelos mercados em desenvolvimento, com a Rússia (CAGR de 36,5%), Índia (33,2%) e China (25,8%) como seus maiores motores durante 2015-16. Enquanto os mercados maduros mantiveram um crescimento estável de mais de 7%, o Brasil, por exemplo, aumentou em apenas 1,6% este volume. Porém, o país segue como o 4º mercado global em número de transações eletrônicas com 29,1 bilhões operações.

Os mercados em desenvolvimento estão prontos para apresentar um CAGR de 21,6%, liderado pela Ásia emergente com 28,8% nos próximos 5 anos. Até 2021, espera-se que os mercados em desenvolvimento respondam por cerca de metade de todas as transações não monetárias no mundo, superando os mercados maduros pela primeira vez, cuja participação atual é de 66,3%.

A ruptura no mercado de pagamentos está se acelerando à medida que novas tecnologias se instalam e BigTechs e FinTechs fazem sua presença ser sentida. Em particular, as e-wallets estão em alta e apresentam uma grande oportunidade de mercado para provedores de pagamentos não tradicionais. Em 2016, as e-wallets representaram 8,6% das transações eletrônicas (um volume de 41,8 bilhões), das quais 71% foram facilitadas pelos fornecedores das BigTechs.

Embora a ruptura esteja se acelerando e os participantes do mercado estejam proliferando, há desafios de complexidade técnica e regulatória para o desenvolvimento de novos ecossistemas de pagamentos inovadores, juntamente com a expectativa do atual nível de segurança. Apenas 38% dos executivos de bancos pesquisados para o relatório disseram que estavam “planejando um papel de âncora” em novos ecossistemas de pagamentos.

Indicativo das complexidades que cercam a inovação no mercado de pagamentos, muitos entrevistados disseram que a adoção de uma infraestrutura de pagamentos em tempo real estava sendo inibida pela falta de interoperabilidade entre sistemas (identificados por 74,1% dos executivos), dados fracos e padronização de autorização (59,3%).

Nas DLTs (Distributed Ledger Technology), 85,9% destacaram a falta de interoperabilidade, 83,1% de falta de clareza regulamentar e 77,1% de capacidade de escalar, como fatores que limitam a adoção.

O relatório também mostra como as principais iniciativas regulatórias e do setor (as KRIIs, em inglês) estão ameaçando criar conflitos à medida que se espalham de um nível regional para um patamar global. As KRIIs conflitantes colocam desafios operacionais e de implementação que podem impedir a transição para novos ecossistemas de pagamentos. Os exemplos incluem a quinta diretiva relativa à luta contra a “lavagem” de capitais (5AMLD), e outras regulamentações como a PSD2 e a GDPR.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile