American Tower lança rede neutra de fibra óptica FTTH em Belo Horizonte

0

A American Tower (ATC) apresenta sua nova rede neutra FTTH (Fiber to the Home) em Belo Horizinte. O modelo e tecnologia permitem às operadoras oferecer serviços de telecomunicações, como TV, banda larga e voz, a seus clientes residenciais e empresariais sem a necessidade de investimento em infraestrutura de rede, uma vez que o novo modelo permite o uso mais racional dos ativos de redes ópticas.

Na primeira fase do projeto, a área selecionada utilizará os dutos já existentes na região central de Belo Horizonte, onde já não faz mais sentido construir novas redes subterrâneas, ou até mesmo redes aéreas. O modelo vem ao encontro à necessidade de otimização da infraestrutura e evita a construção de várias redes superpostas, além de contribuir para a melhor organização do uso do espaço.

"A American Tower, conhecida como viabilizadora de infraestrutura de conectividade, amplia sua atuação no mercado e leva o conceito de compartilhamento de ativos, também para sua rede de fibra óptica. Com isso, a companhia se torna pioneira no Brasil com o modelo que conta com toda a eletrônica necessária para otimizar o compartilhamento das fibras ópticas da rede externa. Além disso, novo modelo é disruptivo porque propõe o uso compartilhado de uma rede óptica a todos os players, replicando a sinergia do modelo de torres ao evitar a redundância de investimentos e uso de espaço, ainda hoje tipicamente realizado individualmente por cada player ao construir sua própria infraestrutura. Antes disso, eles tinham apenas a opção de construir sua própria infraestrutura", explica Abel Camargo, diretor de Estratégia e Novos Negócios da American Tower do Brasil, que acredita também que o mesmo conceito pode ser até mais aplicado em cidades menores, onde o desafio torna-se maior com relação aos retornos esperados para investimentos individuais em infraestrutura por operadoras e provedores de internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.