Publicidade
Início Notícias Profissional Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá e Israel são os melhores países para...

Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá e Israel são os melhores países para mulheres empreenderem

0
Publicidade

Mulheres empreendedoras continuam a superar desafios e estão abrindo negócios de sucesso como nunca antes visto, é o que mostra o Índice Mastercard de Mulheres Empreendedoras 2019 (Mastercard Index of Women Entrepreneurs — MIWE), lançado globalmente esta semana para avaliar a situação de mulheres empresárias ao redor do mundo. A nova edição do índice não só celebra os países onde elas têm as melhores condições para o sucesso, como também soa o alarme para nações onde ainda há importantes desigualdades, que as impedem de avançar.

O ranking geral preparado pela Mastercard, com informações disponibilizadas pela Organização Mundial do Trabalho, UNESCO e o Global Entrepreneurship Monitor, é obtido a partir de três componentes, denominados Resultados dos Avanços das Mulheres; Recursos de Conhecimento e Acesso Financeiro e Condições de Suporte Empresarial. Esses pilares verificam as condições impostas à cerca de 80% da força de trabalho feminina, presente nas 58 economias avaliadas pelo estudo.

Os resultados reafirmaram que as mulheres são capazes de fazer novos avanços nos negócios e têm taxas mais altas de participação da força de trabalho em mercados abertos, onde o apoio às PMEs e a facilidade de fazer negócios são altos. Elas também podem se beneficiar da disponibilização de recursos, incluindo acesso a financiamento, serviços financeiros e programas acadêmicos.

Dos 20 principais mercados classificados, 80% são economias de alta renda, alimentadas por condições empreendedoras altamente favoráveis. Isso inclui os Estados Unidos, que liderara o ranking pela primeira vez, e a Nova Zelândia, que ficou em segundo lugar.

Os 10 principais mercados do MIWE 2019:

  1. Estados Unidos — 70,3
  2. Nova Zelândia — 70,2
  3. Canadá — 69,0
  4. Israel — 68,4
  5. Irlanda — 67,7
  6. Taiwan, China — 66,2
  7. Suíça — 65,8
  8. Singapura — 65,6
  9. Reino Unido — 65,6
  10. Polônia — 65,1

Além desses, outros países se destacaram pela melhora registrada de um ano para o outro, são eles: França (+22 posições), Indonésia (+13), Costa Rica (+11), Taiwan (+9), Irlanda (+7), Rússia (+6), Tailândia (+5) e Gana (+5).

Já o Brasil ocupa, em 2019, a 32ª classificação, tendo sofrido uma queda de duas posições em comparação a 2018 (-1,9% em relação ao índice anual anterior). Entretanto, o país destacou-se como um dos cinco principais mercados mundiais no componente “Resultados dos Avanços das Mulheres”, em que ocupa a 5ª posição do ranking geral.

O país é destaque nesta categoria, pelo nível de presença de mulheres no mercado de trabalho como um todo, mas também em cargos de lideranças e ocupações de nível técnico e o grau de atividade empreendedora feminina registrado na economia, juntamente com Filipinas, Colômbia, Canadá e Tailândia.

O estudo aponta ainda que as oportunidades para o empreender não estão necessariamente alinhadas à riqueza. Países com condições de apoio menos favoráveis, como Uganda, Gana e Botsuana, classificam-se como principais mercados quanto à propriedade de empresas por mulheres. O público feminino nesses mercados é considerado empreendedor “orientadas pela necessidade”, estimuladas pela necessidade de sobrevivência, apesar da falta de capital financeiro e do acesso a serviços facilitadores.

Os 10 principais mercados – mulheres empresárias como porcentagem de todos os empresários:

  1. Uganda – 38,2%
  2. Gana – 37,9%
  3. Botsuana – 36,0%
  4. Estados Unidos – 35,1%
  5. Nova Zelândia – 31,8%
  6. Rússia – 31,2%
  7. Malawi – 31,1%
  8. Austrália – 30,9%
  9. Angola -30,3%
  10. Portugal – 30,2%

 

“As empresas de propriedade e lideradas por mulheres são fortes catalisadoras do crescimento econômico, melhorando a vida de todos. Com este estudo, estamos trazendo luz para grupos sub-representados, porque ainda hoje a desigualdade e a exclusão retêm as mulheres. Na Mastercard, acreditamos que boas ideias vêm de todos os lugares. Agora é a hora de governos e organizações se unirem para apoiar as mulheres a promover seus negócios, erradicando o preconceito de gênero e garantindo maior acesso à educação e inclusão financeira”, disse Ann Cairns, vice-presidente executiva da Mastercard.

Outros destaques:

– É encorajador observar que as mulheres estão alcançando a paridade de gênero com os homens em termos de atividade empreendedora em sete mercados: Equador, Indonésia, Filipinas, Vietnã, Gana, Nigéria e Uganda. Enquanto isso, melhorias em Angola, Malawi, Costa Rica, Tailândia, Emirados Árabes Unidos e Taiwan também ajudaram a diminuir tal disparidade.

– As descobertas também mostraram a capacidade das mulheres de prosperar como donas de empresas e buscar oportunidades, mesmo quando as condições culturais e sociais não são ótimas. Isso é demonstrado em certos mercados em que as taxas de propriedade de empresas femininas e as tendências empreendedoras de oportunidades de melhoria são altas, apesar da falta de aceitação cultural/incentivo social. Segundo o Banco Mundial, 45% das economias em todo o mundo têm leis que restringem a decisão das mulheres de ingressar e permanecer na força de trabalho.

– Os resultados mostram que existem significativas diferenças intra-regionais, particularmente no Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico. Enquanto mercados como Uganda, Gana, Botsuana, Malaui e Angola superam a em termos de empresariado feminino, no entanto, apesar dos esforços para melhorar as oportunidades nesse espaço, pares regionais na Arábia Saudita, Egito, Irã, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Tunísia e Etiópia ainda têm que trabalhar para melhorar os índices de mulheres empresárias situados em 15% ou menos. Da mesma forma, Nova Zelândia, Austrália e Vietnã superam pares regionais como Bangladesh, Índia, Malásia, Coréia do Sul e Japão em termos de participação feminina na propriedade de empresas.

Além de colocar o foco no progresso das mulheres empresárias em escala global, a Mastercard está comprometida em projetar um mundo melhor para as mulheres, que cria possibilidades ilimitadas para todos nós. Nos EUA, a Mastercard está cultivando empreendedoras por meio de programas como o Start Path e capacitando proprietárias de pequenas empresas em parceria com a Create & Cultivate. Na África e no Sudeste Asiático, a Mastercard está impulsionando empresas lideradas por mulheres por meio de acesso a microcréditos e novos mercados digitais em plataformas como Jaza Duka e o Mastercard Farmer Network. Além disso, o Mastercard Center for Inclusive Growth fornece suporte filantrópico para permitir treinamento em educação financeira e acesso a ferramentas e serviços vitais para mulheres empresárias em mercados carentes.

Metodologia

O Mastercard Index of Women Entrepreneurs de 2019 é o terceiro relatório que mostra o progresso e a conquista de mulheres empresárias/donas de empresas em 58 sociedades em todo o mundo. Com Angola sendo o mais novo mercado acrescentado à região do Oriente Médio e África, o Índice amplia sua tentativa de rastrear os fatores que sustentam a diferença de gênero entre os empresários. Representando quase 80% da força de trabalho feminina do mundo, ele destaca de que maneira os 58 mercados diferem em três níveis: (i) Resultados do avanço das mulheres, (ii) recursos de conhecimento e acesso financeiro e (iii) fatores de apoio empresarial. Os resultados também esclarecem quais fatores e condições são mais propícios para ajudar a diminuir a diferença de gênero entre mulheres empresárias/donas de empresas ou as mais inibitórias e incapacitantes, pesando assim a capacidade de as mulheres prosperarem nos negócios.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile