Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Estudo mapeia perfil das mulheres desenvolvedoras no Brasil

Estudo mapeia perfil das mulheres desenvolvedoras no Brasil

0
Publicidade

Uma pesquisa realizada pela Codenation — startup de Florianópolis (SC) especializada em recrutamento e aceleração de carreiras — mapeou o perfil da mulher desenvolvedora brasileira que está entrando no mercado de trabalho. O objetivo da análise foi compreender o cenário da contratação de mulheres em TI e, com os resultados, permitir que o setor adote ferramentas e estratégias para viabilizar a inclusão de mais mulheres em seus times de desenvolvimento. Ao todo, foram entrevistadas 1.035 pessoas que se identificam como mulheres, por meio da plataforma da Codenation.

De acordo com o estudo, 55,7% das entrevistadas não se sentem preparadas tecnicamente para trabalhar como desenvolvedora neste momento — seja em nível júnior ou pleno. Esse número é ainda mais alto entre mulheres de origem indígena: 87,5%. Ainda assim, 69,1% já fizeram mais de uma tentativa para entrar no mercado de tecnologia, mas apenas 7,8% das respondentes têm mais de quatro anos de experiência como desenvolvedora (CLT ou estágio).

O nível de escolaridade das mulheres desenvolvedoras é alto: 94,5% delas estão cursando ou já concluíram graduação ou pós-graduação. A maioria delas aprendeu a programar por meio de cursos na internet (48,3%) ou na universidade (47,4). Mais de 68% estão em transição de carreira — seja de uma tecnologia para outra ou até mesmo de profissão.

Os problemas do setor, segundo elas 56,6% das entrevistadas, tentando entrar ou já fazendo parte do setor de tecnologia, consideram que os maiores problemas a serem trabalhados nesta área são diferenças de salários por gêneros, predominância masculina nos times de tecnologia e desvalorização e constrangimento de mulheres em processos seletivos.

Além disso, 51,3% das respondentes também acreditam que é preciso abrir mais espaço à ocupação de cargos de liderança por mulheres e de igualdade na distribuição de atividades e projetos de alta complexidade entre homens e mulheres. A questão da maternidade também foi levantada por 26% das entrevistadas como um tipo de preconceito em processos seletivos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile