48% das administrações públicas utilizam IA para melhorar relacionamento com o cidadão

0

Um número crescente de administrações públicas ao redor do mundo já está aproveitando os benefícios oferecidos pela inteligência artificial (IA), de acordo com a edição de 2024 do Informe Ascendant de Maturidade Digital, elaborado pela Minsait, empresa de transformação digital e TI da Indra.

O levantamento, intitulado "IA: radiografia de uma revolução em curso", ouviu mais de 900 organizações de 15 diferentes segmentos de mercado para analisar o grau e os contextos de adoção dessa tecnologia ao redor do mundo.

De acordo com o estudo, duas em cada quatro organizações do setor estão concentrando seus esforços na melhoria da gestão de riscos e da cibersegurança a partir de ferramentas e soluções baseadas em IA. O relatório revela ainda que 48% das instituições têm trabalhado em casos de uso de inteligência artificial desenvolvidos especificamente para o setor público, envolvendo expedientes como gestão da informação e otimização do modelo operacional de administração.

Esse mesmo percentual (48%) de organizações ouvidas pela Minsait também afirmou que tem utilizado IA para melhorar o relacionamento com os cidadãos, a partir da introdução de funcionalidades como chatbots, automatização de respostas e ferramentas para manifestação de reclamações personalizadas.

Entre os motivos que levaram as administrações públicas respondentes a iniciar ou intensificar o uso da IA em suas operações, destacaram-se: em primeiro lugar, a eficiência e a otimização de processos internos (81%); seguidas da melhora da experiência do cidadão na interação com os canais de atendimento do poder público (41%).

Em relação aos obstáculos enfrentados pelas instituições no momento da aplicação da IA, três em cada quatro organizações ouvidas apontaram a falta de visão e cultura empresarial como a principal barreira para o avanço do tema. Ainda nesse sentido, uma em cada quatro instituições destacou a carência de profissionais qualificados em inteligência artificial no setor público.

Também foram mencionadas dificuldades como: falta de um quadro regulatório estável em relação à privacidade (26%); infraestrutura inadequada e oferta de mercado imatura (19%); e falta de modelos avançados de governança e gestão de dados (19%).

Melhores serviços e menores gastos públicos

A inteligência artificial e seus impactos têm gerado grande interesse e expectativas junto às administrações públicas, que enxergam nessa tecnologia uma nova oportunidade de transformação digital. A capacidade da IA de automatizar tarefas complexas e elevar o valor agregado às atividades dessas instituições traz possibilidades inéditas de otimização de processos governamentais e melhoria na eficiência da prestação de serviços e tomada de decisões.

O avanço dessa tecnologia tem sido encarado, portanto, como uma oportunidade sem precedentes de transformar o funcionamento interno das instituições públicas, mas também de responder às crescentes demandas de cidadãos cada vez mais bem informados e interessados na transformação digital que está por vir.

De acordo com a análise de Luis Fernández Hernando, diretor global de Administrações Públicas da Minsait: "No último ano, muitas entidades e administrações públicas operaram mudanças estratégicas na utilização de dados e na interoperabilidade de seus sistemas. O próximo passo para sua modernização é o desenvolvimento de aplicações baseadas em IA, com dois objetivos principais: melhorar a eficiência dos gastos públicos e otimizar os serviços prestados aos cidadãos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.