FTC quer auto-regulamentação das empresas para coibir abusos na publicidade online

0

O Federal Trade Commission (FTC), órgão do governo americano responsável pela defesa da concorrência, vai criar um guia com orientações sobre publicidade online que permitirá às agências de propaganda e os anunciantes ? e também os sites ? criarem mecanismos de auto-regulamentação em relação ao rastreamento das atividades dos usuários na internet e seus hábitos de navegação.

O objetivo da FTC é coibir possíveis abusos contra a privacidade dos usuários, já que elas vêm sendo acusadas por órgãos de defesa da privacidade e dos consumidores de virem recolhendo cada vez mais informações sobre as preferências e atividades das pessoas na web, de forma a lhes enviar mensagens publicitárias personalizadas.

A proposta, batizada de "Publicidade Comportamental: Trazendo a discussão para encaminhar possíveis princípios de auto-regulamentação?, aponta que muitos internautas têm acesso a conteúdos grátis, com anúncios personalizados, mas não têm conhecimento de que as informações sobre seus hábitos na internet são coletados.

A FTC reconheceu a necessidade de haver concorrência na publicidade online e, ao mesmo tempo, de acomodar muitos modelos de negócio que existem nesta área. Mas quer o compromisso das empresas que usam o rastreamento comportamental, a fim de garantir que elas cumpram os padrões de defesa da privacidade.

Desse modo, o guia de orientações vai incentivar os websites a explicar aos internautas, clara e abertamente, de que forma as informações comportamentais são coletadas para a criação de publicidade segmentada, e permitir assim que eles escolham se desejam ou não que os dados sejam recolhidos.

As empresas devem também obter o consentimento dos consumidores antes de alterar políticas de privacidade e utilizar as informações para outros fins que não os indicados na política original, ressaltou a FTC. Especificamente, o órgão quer definir o que são "dados sensíveis" e se a sua utilização deve ser proibida. Os membros da FTC também estão buscando informações sobre possíveis utilizações secundárias de informações que são recolhidas para publicidade comportamental ? e se vai pedir mais proteção ao internauta.

O guia da FTC, na realidade, é uma tentativa do órgão de apaziguar as organizações de defesa da privacidade e dos consumidores que reivindicam a criação de uma lista para registrar os usuários de internet que optam por não ter suas atividades online rastreadas, armazenadas ou utilizadas por redes de publicidade. A lista funcionaria de maneira semelhante àquela que a FTC mantém para consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.