A Sybase, fabricante de software para infra-estrutura corporativa e aplicações móveis, deve encerrar 2007 com crescimento em todas as regiões geográficas em que atua. As estimativas de receita mundial da companhia superam a casa de US$ 1 bilhão.
No Brasil, a Sybase projeta encerrar o ano com crescimento da ordem de 57% na venda de licenças de software, na comparação com 2006. ?Isso é muito significativo para a operação local, pois estamos nessa curva ascendente desde 2005, o que totaliza um aumento de 124% na comercialização de licenças nos últimos dois anos?, afirma Valsoir Tronchin, presidente da subsidiária local.
Grande parte desse desempenho (cerca de 60%), segundo ele, deve-se à forte atuação da empresa em segmentos estratégicos como o mercado financeiro. Com uma base sólida de clientes nesse setor, a empresa conseguiu, ao longo de 2007, grandes contratos com instituições do setor. Fora da área financeira, Tronchin diz que também foram conquistadas contas significativas, especialmente de empresas de varejo e telecomunicações. ?Essa demanda só nos impulsiona ainda mais a buscar novos clientes em áreas tão estratégicas quanto o mercado financeiro?, diz.
Em 2008, o executivo enfatiza que as ofertas da Sybase continuarão voltadas fortemente para soluções de alta disponibilidade, mobilidade corporativa, sistemas analíticos e de business intelligence, além de ferramentas de modelagem corporativa e desenvolvimento de aplicações.
Trochin ressalta que a expansão da subsidiária brasileira em 2007 reflete direta e positivamente nos números regionais, já que o Brasil representa hoje 45% das receitas geradas na América Latina. ?O crescimento coloca a região em um excelente patamar quando comparada a outros mercados de atuação da Sybase. Hoje a América Latina já representa cerca de 6% da operação mundial, quase o dobro da participação histórica, superando as vendas de mercados bem mais maduros e avançados tecnologicamente, como o Japão, por exemplo?, comenta.
Uma das primeiras medidas da empresa já com vistas à manutenção do ritmo de crescimento em 2008 foi a contratação o executivo Ricardo Totte como novo diretor de canais e alianças, que será responsável pelo desenvolvimento de uma nova e detalhada estratégia de distribuição nacional das soluções Sybase via parceiros e canais. Recém-chegado à companhia, Totte terá como missão fechar alianças estratégicas com grandes empresas do mercado de TI.
?Todas essas ações permitirão não apenas manter a rota ascendente de crescimento, mas principalmente atender as demandas locais de forma rápida, eficiente e consistente. Mesmo analisando os próximos 12 meses de forma bastante conservadora, acredito que a Sybase Brasil pode crescer, no mínimo, algo em torno de 30% em 2008?, conclui Tronchin.