OpenStack: O poder transformador para a nuvem

1

Aliado da tecnologia de cloud computing e ainda não muito conhecido no mercado brasileiro, o software OpenStack é uma plataforma de código aberto que tem o objetivo de facilitar a migração das aplicações e dados para a nuvem de forma a viabilizar os departamentos de TI a responderem rapidamente a demanda da área de negócios. Essa tecnologia se baseia nos princípios de oferta dos serviços sob demanda de estruturas como : computação, redes, armazenamento e serviços. Vejo o OpenStack como uma revolução, um modelo disruptivo, no método de entrega de infraestrutura de TI.

Indicado às corporações que desejam autonomia, gerência e controle sobre sua nuvem, seja ela privada ou híbrida, o Openstack impulsiona as empresas a acreditarem que a estratégia de cloud privada seja a evolução natural da gestão dos recursos de TI. Acredito nessa plataforma como uma alternativa segura para as companhias privadas e órgãos públicos que querem a agilidade de um provedor de nuvem externo, sem abrir mão da gestão e do controle próprios, dedicando ao provedor de nuvem externo apenas as aplicações menos críticas e eventuais transbordos sob demanda da nuvem privada.

Fazendo uma analogia, é como se as corporações pudessem ter a sua própria Amazon Web Services (AWS) para recursos computacionais instantâneos. Nesse sentido, entendo como vantajoso ser proprietário de uma infraestrutura computacional que traz como característica flexibilidade e elasticidade em seu uso, seguindo um modelo self-service para usuários. Esses benefícios superam significativamente, em muitos casos, a contratação dos mesmos serviços via fornecedores públicos, modelo mais tradicional atualmente, além de possibilitar o uso mais otimizado da sua infraestrutura local, protegendo assim o investimento já realizado.

Outro ponto importante do OpenStack é que sua arquitetura de nuvem acrescenta flexibilidade comercial, uma vez que se trata de arquitetura aberta e não de tecnologias proprietárias e soluções fechadas.  Dessa forma, as empresas não ficam engessadas ou mesmo dependentes de fornecedores específicos.

Empresas globais de destaque no mercado estão apoiando o projeto e contribuem para o desenvolvimento do código, bem como a comercialização do OpenStack, o que reforça a aposta nesta nova tecnologia. As APIs (interfaces de programação) são amplamente aceitas, contam com amplo ecossistema, são adaptáveis e interoperáveis.

Recentemente, vi no estudo da consultoria americana 451 Research que o mercado de soluções em nuvem baseada em Openstack deve atingir US$ 3,3 bilhões em 2018. Ou seja, em três anos é esperado um aumento vertiginoso na adoção da tecnologia por parte das corporações. No Brasil, acredito que a tecnologia deva avançar acompanhando o mesmo ritmo do aprimoramento da estratégia de cloud das empresas, o que é esperado em dois anos, segundo os principais institutos de pesquisa de mercado.

Alguns diretores de TI e CIOs, com os quais temos interagido com frequência, já estão cientes da importância do investimento na nuvem, mas ainda estão reticentes e com muitas dúvidas de como e quando realizar essa transformação.

*Carlos Teixeira é CEO da Agility Networks.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.