A NEC, a Kagome Co., Ltd. e a DXAS Agricultural Technology LDA. – uma joint venture estabelecida entre Kagome e NEC – vêm colhendo resultados muito positivos com a plataforma de TIC agrícola CropScope, que combina informações da lavoura cultivada baseadas em Inteligência Artificial (IA) e funções automáticas de controle de irrigação compatíveis com irrigação por gotejamento pulsante em campos de tomate no norte da Itália e em Portugal. No norte da Itália, o CropScope foi introduzido por meio de um teste de campo realizado de abril a agosto de 2023, resultando no aumento da produção e exigindo menos irrigação em comparação com um campo onde a plataforma não havia sido utilizada. A solução também foi recentemente introduzida comercialmente em uma grande lavoura de tomate em Portugal, alcançando uma resposta muito positiva.
As três empresas têm como objetivo contribuir para a ampliação da agricultura sustentável, por meio da promoção de uma atividade agrícola ecologicamente correta e lucrativa, expandindo as áreas onde o CropScope é empregado e respondendo de maneira eficaz, por exemplo, à escassez de água nos locais de cultivo, que são desafios enfrentados em todo o mundo.
Contexto
Recentemente, além do aumento dos preços de materiais agrícolas e energia, as mudanças climáticas, incluindo a seca, têm prejudicado severamente o cultivo de colheitas agrícolas em todo o mundo. Para uma agricultura sustentável, medidas contra a escassez de água tornaram-se uma questão urgente. Para resolver isso, a irrigação por gotejamento é conhecida como um método que reduz o consumo de água, mantendo o teor ideal de umidade do solo, algo que requer gerenciamento cuidadoso. Esse sistema não é amplamente utilizado por ser complexo e exigir uma carga de trabalho pesada para agricultores com vários campos ou grandes espaços.
Resumo e resultados das iniciativas
As três empresas introduziram os serviços do CropScope, que consistem em orientações de agricultura baseadas em IA e funções automatizadas de controle de irrigação compatíveis com irrigação por gotejamento pulsante, em campos de tomate no norte da Itália e em Portugal.
Um teste de campo do CropScope, no norte da Itália, conseguiu aumentar a produção em cerca de 23%, com cerca de 19% menos de irrigação em comparação com um campo que não contou com aplicação da plataforma. Foi confirmado que esse sistema produzirá bons resultados, mesmo em novos ambientes de cultivo, onde o clima, o solo, etc., diferem daqueles nas regiões onde o CropScope foi introduzido anteriormente. Em Portugal, ao combinar as habilidades de agrônomos experientes, foi possível obter uma alta produção de 148t/ha em grandes campos comerciais de cerca de 21ha (total de 2 campos).
"Estamos extremamente orgulhosos dos resultados alcançados com o uso da plataforma CropScope em nossos campos de tomate, em Ferrara, na Itália, com a adição da tecnologia de irrigação fornecida pela Scarabelli Irrigazione, usando uma variedade de tomate da United Genetics. Foi uma jornada inovadora que demonstrou concretamente como a tecnologia pode ser um aliado da agricultura, especialmente em um momento em que os desafios ambientais e as necessidades de sustentabilidade são cada vez mais urgentes. A introdução do CropScope marcou um ponto de virada significativo na gestão das lavouras, permitindo-nos otimizar o uso da água – um recurso tão precioso e limitado – e, ao mesmo tempo, aumentar significativamente os rendimentos. A adoção do CropScope estimulou um interesse renovado na agricultura, atraindo novos talentos para o setor e demonstrando que a agricultura pode ser tanto tradicional quanto inovadora", finaliza Dr. Gianluca Vertuani, Gestioni Agricole Vertuani na Itália.
"Parabéns às empresas pelo desenvolvimento e fornecimento do CropScope e à sua tecnologia de ponta. Em colaboração com instruções agronômicas, a plataforma obteve resultados significativos nesta campanha em campos de grande porte. A cultura industrial de tomate é uma das mais difíceis de se produzir, especialmente no instável ambiente agrícola atual, razão pela qual o suporte fornecido pelo CropScope é tão necessário para o controle diário nos campos. Os agricultores colaborarão com o CropScope e a DXAS para uma agricultura mais sustentável em Portugal num futuro próximo, e isso é muito importante para o nosso setor", comenta Sr. João Geada, CEO da Herdade do Caldas em Portugal.
Desenvolvimento futuro
As três empresas planejam incorporar os conhecimentos adquiridos com esta iniciativa ao aprendizado de máquina do CropScope e aprimorar a precisão dos dados agrícolas sugeridos baseados em IA, reforçando as soluções por meio da repetição dos testes de campo e do aumento dos resultados. Além disso, a DXAS reforçará seu suporte para a gestão agrícola ao expandir este serviço para o mercado mundial de tomate para processamento.