Publicidade
Início Blogueria Rumo à consolidação do modelo de Data Center definido por software

Rumo à consolidação do modelo de Data Center definido por software

0
Publicidade

Há algum tempo vem ocorrendo uma mudança no mercado decorrente do aumento à adoção do conceito de Data Center definido por software, que consiste na extensão dos conceitos de virtualização (simplificação, criação de pools e automação) para todos os recursos e serviços do ambiente. O crescimento desse modelo é impulsionado principalmente pela possibilidade de armazenar dados em uma nuvem que pode crescer elasticamente para atender às demandas das empresas.

Nesse contexto é possível gerar grande retorno do investimento sobre o Data Center, uma vez que não são necessárias aquisições definitivas para ampliar sua estrutura, o que gera uma significativa redução de custo para as empresas.  

Para a equipe de TI esse modelo também representa muitas facilidades em termos de administração e gerenciamento, já que permite uma visão muito clara da estrutura. Outro grande benefício é que a adoção do conceito de SDDC (do inglês, Software Defined Data Center) gera a possibilidade de execução de muitos projetos ao mesmo tempo, compartilhando recursos computacionais e evitando assim o desperdício dos recursos.

Mas como nem tudo é perfeito, ainda existem alguns pontos críticos que dificultam a consolidação do Data Center definido por software. As aplicações mais antigas e muito customizadas, por exemplo, que têm problemas de compatibilidade com hardwares e softwares mais atuais, geram uma complexidade grande de integração com os ambientes em nuvem. Além disso, existem os gargalos e custos elevados de conectividade e infraestrutura e a segurança das aplicações como fatores impactantes para a consolidação desse conceito. 

À medida que o cloud for amadurecendo, o mercado pressionará para que o conceito evolua para solucionar esses impasses. Enquanto isso não acontece, a tendência é a adesão à cloud híbrida, que aceita a criação no ambiente do cliente de uma nuvem personalizada a qual permite ajustes necessários para rodar as aplicações mais críticas ou que não podem ser compartilhadas por questões de segurança ou performance, ao mesmo tempo que utiliza a cloud pública para projetos mais rápidos, sem questões de segurança ou performance que inviabilizam o compartilhamento. 

Por fim, conclui-se que a definição do Data Center por softwares é um caminho sem volta para o mercado, pois resolve uma questão que assombrou as companhias por muito tempo. Há cinco anos, era necessário um alto e definitivo investimento em recursos para ampliação do parque de máquinas. A necessidade de flexibilidade foi o que impulsionou esse modelo a ganhar  força. Cloud Computing é uma espécie de “self-service”. Por meio dele, é possível entregar serviços mais rápidos e adquirir recursos com mais agilidade.

Já existem tecnologias muito maduras em termos de cloud computing, mas o amadurecimento do mercado em si só é possível à medida que as empresas adotem a tecnologia para identificar e discutir as necessidades que surgem. No exterior, como isso já é realidade as discussões sobre o conceito estão em outro patamar e giram em torno de gerenciamento e compartilhamento. 

Juliana Ferreira, sócia-diretora executiva da A2F

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile