Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Consumidor multidispositivos exige atenção das campanhas de e-mail marketing

Consumidor multidispositivos exige atenção das campanhas de e-mail marketing

0
Publicidade

A variação dos dispositivos de acesso à Internet proporciona ao consumidor autonomia para adquirir produtos e serviços de qualquer lugar e a qualquer momento. Esse cenário contribui para o aumento do número de consumidores “multi tela”, aqueles que fragmentam o processo de compra durante o dia, entre diferentes dispositivos. “Entender profundamente o perfil dos clientes, em busca de uma campanha cada vez mais eficiente, é o grande desafio do profissional de email marketing”, ressalta Louis Bucciarelli, diretor regional da Return Path para a América Latina.

No Brasil, por exemplo, segundo estudos da Return Path, o maior número de acessos a emails se dá por meio do webmail, de acordo com 49% dos entrevistados, enquanto 33% consultam mensagens por dispositivos móveis e 19% visualizam-nas por desktop. Já em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, França e Reino Unido, os dispositivos móveis, para uso de email, já são a preferência.
ReturnPath1

Dessa forma, a Return Path apresenta cinco pontos de atenção aos profissionais de email marketing que buscam um melhor desempenho nas campanhas:

1. Muitos e-mails ainda são abertos em webmails e desktops – esse cenário indica a necessidade das marcas continuarem criando campanhas para diferentes plataformas (celulares, desktops e tablets);

2. Dificilmente os internautas aderem às campanhas de marketing quando estão navegando em casa por meio do celular – dispositivos móveis, porém, não significam compra imediata e este dado desafia os profissionais de marketing a refinarem a forma de abordagem em suas campanhas para resultados mais imediatos. Cada vez mais o uso de dispositivos móveis não significa que o consumidor está “em deslocamento” e sim “fora do ambiente de trabalho”, desafiando os profissionais de marketing a desenvolver ações atrativas para despertar o interesse do cliente, quando ele está em casa.

3. Não há evidências de declínio no uso do Ipad – o iPad continua sendo uma poderosa experiência de email marketing, representando mais de 20% das taxas de abertura de e-mails;

4. A preferência pelas plataformas varia em todo o mundo – é importante ficar atento às diferentes culturas, inclusive quando o assunto é conexão. Dados da pesquisa da Return Path apontam que o Brasil é o segundo país onde existe o maior acesso de Android, de acordo com 28% dos entrevistados. O País aparece atrás da Alemanha, com preferência de 31% pelo dispositivo. “Nossa percepção é de que esse cenário deve-se, em partes, à grande variedade de dispositivos Android oferecidos, além de preços mais elevados dos dispositivos Apple, em comparação a outros países”, explica Louis Bucciarelli, Diretor Regional da Return Path para a América Latina.

5. Conheça sua audiência – é fundamental que as marcas entendam as preferências de seu público e a dinâmica de seu comportamento, porque as pessoas tendem a mudar de atitude de acordo com a abordagem. O estudo da Return Path aponta ainda, por exemplo, que 59% das mensagens de varejistas de vestuário foram visualizadas em celulares, enquanto a maior taxa de abertura de mensagens para o comércio de mídia e entretenimento está nos desktops (64%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile