Número de postos de trabalho do setor eletroeletrônico recua ao patamar de oito anos atrás

0

A indústria elétrica e eletrônica fechou 8 mil postos de trabalho em dezembro de 2015. Com este resultado, o total de demissões no setor durante o ano passado atingiu 45,5 mil pessoas, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho.

As demissões foram muito além do que o projetado pela entidade, que previa o fechamento de 37 mil vagas. O número de empregos diretos no setor eletroeletrônico que havia crescido 18% nos últimos oito anos, para 308 mil postos de trabalho, diminui para 248 mil empregados no ano passado, o mesmo patamar de maio de 2007.

"A força de trabalho na nossa indústria recuou oito anos no tempo", comenta o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato. Segundo ele, nem durante a crise de 2008 o número de empregados no setor atingiu nível tão baixo. Ele ressalta que os indicadores de emprego são extremamente preocupantes, ainda mais diante de medidas como o aumento de PIS/Cofins para produtos eletrônicos, o que pode agravar a situação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.