App do Serpro elimina listas de presença em papel

0
0

Reuniões, palestras, cursos, oficinas, apresentações: todo mundo já participou de uma atividade como essas, mas poucos sabem como dá trabalho organizar e gerenciar eventos assim. Foi pensando em tornar um pouco mais fácil a vida de quem lida com isso que o Serpro idealizou, desenvolveu e disponibilizou o app "Check-in Serpro".

"Nossa proposta inicial era ajudar os gestores públicos com uma solução para acompanhamento de presença em reuniões de trabalho e, de quebra, reduzir o uso de papel. A ideia foi adiante e incorporou funcionalidades adicionais. Por fim, tomamos a decisão de oferecer o aplicativo gratuitamente para qualquer interessado, já que ele possui recursos úteis não só para o governo, mas pra qualquer cidadão", destaca Diego Ribeiro, superintendente de Digitalização do Governo no Serpro.

Funciona assim

Não importa se é uma reunião com os funcionários do seu departamento ou uma palestra para um grande público: para o controle de presença, você baixa o "Check-in Serpro" em seu dispositivo móvel e insere as informações do evento no aplicativo. A solução vai fazer o registro e gerar um QR code específico.

No dia da reunião ou palestra, os participantes vão registrar a participação fazendo a leitura desse QR code em seus celulares. E a confirmação é feita mesmo se a pessoa não possuir o app instalado, já que nesse caso o QR code abre uma página responsiva onde a "assinatura" é feita a partir de autenticação via Gov.br, Google, Facebook ou iCloud.

Além disso, o participante pode, se desejar, compartilhar o seu 'cartão de visita' (informações de contato) com o organizador, facilitando o diálogo e a promoção de encontros e ações futuras.

O aplicativo já está sendo usado com sucesso pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação do Ministério da Educação. "Há um mês utilizamos o Check-in para controlar as reuniões aqui na Diretoria, eliminando o uso de listas de presença impressas. A solução é simples, intuitiva e tem ajudado muito nessa tarefa. Agora vamos começar os testes para utilizar o app também na Secretaria Executiva do ministério", informa Daniel Rogério, diretor de TI do MEC.

Como baixar

O app "Checkin Serpro" está disponível nas lojas de aplicativos Google Play e AppStore. Baixe, experimente e troque as jurássicas listas de presença em papel por uma solução que além de facilitar a gestão e o arquivamento dessas informações, pode incrementar a comunicação com o seu público.

Deixe seu comentário