Publicidade
Início Blogueria A era do 5G: o que você precisa saber sobre a nova...

A era do 5G: o que você precisa saber sobre a nova geração de banda larga

0
Publicidade

A chegada da quinta geração de redes de banda larga móvel no Brasil tem dado o que falar. Com o intuito de trazer a internet e o compartilhamento de dados mais velozes do mundo – estima-se que chega até 20 vezes mais rápido que o 4g que conhecemos e utilizamos atualmente -, o 5g vem com uma promessa: a revolução da tecnologia.

Isso porque o recurso é tão inovador e ágil que muitos acreditam que, em breve, ele poderá substituir até mesmo as redes de Wi-Fi domésticas, além de trazer maior conectividade entre os aparelhos móveis por quilometro quadrado. A tecnologia poderá ainda impulsionar as chamadas smart cities, sendo um ponto de encontro tecnológico de prédios, meios de transportes e até mesmo sinalizadores. Mas, por aqui, o 5g ainda não está “voando”, e sim engatinhando.

Em julho de 2020, começamos a sentir um gostinho do que é essa banda larga, com um modelo de DSS. Aqui, o Dynamic Spectrum Sharing, serve como um ponto de transição entre o nosso já conhecido e bem estabelecido 4g e o novo e potente 5g, tornando o compartilhamento de dados 12 vezes mais rápido do que estamos acostumados. Em linhas gerais, o DSS permitiu que as operadoras compartilhassem diversas frequências em uma única rede, definindo qual a capacidade que o sinal chegará ao público.

Mas, a chegada definitiva do que pode revolucionar a forma como comunicamos e transmitimos segue incerta por aqui, uma vez que o leilão para conceder linhas de rádio-frequência para a operação do 5g ainda não tem data definida pela Anatel. Além disso, o Brasil precisa de uma boa infraestrutura a nível nacional e local para conseguir uma boa implementação da rede, não limitando-se apenas ao eixo Rio-São Paulo, tendo de atender regiões do Norte, Nordeste, Centro-oeste e cidades interioranas – essas últimas as que mais sofrem com poucos recursos tecnológicos de qualidade.

Sendo assim, a nova geração da internet chega ao solo brasileiro evidenciando, mais uma vez, o quanto precisamos investir mais e evoluir no quesito tecnológico. Sem dúvidas, apostar e investir nessas tecnologias, ainda que pareça custoso demais em um primeiro momento, poderá colocar o país como um novo polo econômico do mundo, impulsionando segmentos como agricultura, educação e automotivo, por exemplo. Portanto, apertem os cintos e se preparem para a oficialização da chamada geração da conectividade!

Leandro Campos, CEO e cofundador da Nvoip.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile