A estratégia da SAS baseada no conceito de inteligência na gestão corporativa e em soluções dirigidas para indústrias específicas se traduziu em recorde de vendas em 2005. É o que mostram os resultados da empresa, os quais apontam que a receita total cresceu 10%, saltando de US$1,53 bilhão para US$1,68 bilhão, na comparação anual. Este é o 29º ano consecutivo de crescimento de receita e lucratividade da companhia, que completa 30 anos de atividades em 2006.
?A demanda por tecnologias, soluções e conhecimento da indústria tem crescido como nunca e estamos mais bem posicionados para supri-la?, afirmou o CEO da SAS, Jim Goodnight, durante a apresentação dos resultados. Ele informou que, do ponto de vista da indústria, as soluções para bancos continuaram a liderar as venda da empresa, crescendo 10% e gerando 28% de receita específica do segmento. A área de varejo cresceu 20%, educação 16%, seguros 12% e governo 11%.
No que diz respeito às soluções de negócio horizontais cross industry, as vendas globais da SAS deram um salto de 24% em relação a 2004. O crescimento é atribuído aos ganhos nas áreas de gestão de desempenho comercial, RH, TI, automação de marketing e risco.
Na divisão por regiões geográficas, as receitas da SAS apresentaram um equilíbrio: 46% vieram das Américas, 44% da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e 10% da região Ásia-Pacífico. A região Américas cresceu 9%, sendo 7% no mercado norte-americano e 17%, no Canadá. América Latina e Caribe cresceram 42%, destacando-se o México, com 86%.
A subsidiária brasileira da SAS também seguiu a mesma tendência, apresentando crescimento de 22%, fora o efeito cambial, e de 37% na receita da América do Sul, em países como Brasil, Argentina e Chile. Deste percentual, 32% são referentes a novos contratos com clientes como a Basf, Tecban, Spaipa e Brasil Telecom.
O crescimento em comercialização de software na América do Sul atingiu o patamar de 26%, sendo 9% na Argentina, 15% no Brasil e 127% no Chile. ?Os números demonstram que a SAS cresce cada vez mais na região e pretende continuar a liderar o mercado nos segmentos de business intelligence, business analitics e integração de dados, explica Milton Isidro, presidente do SAS Brasil ? o Gartner posiciona a empresa no quadrante de líderes para plataformas de business intelligence.