Hospital de psiquiatria adota módulo de prescrição médica eletrônica

1

O Instituto Bairral, localizado na cidade de Itapira, no interior de São Paulo, utiliza o sistema de prescrição médica, um dos módulos do Prontuário Eletrônico do Paciente, que foi desenvolvido pela Wareline, empresa da qual é cliente desde 2004.

Fundado em 1937, a instituição é uma referência nacional em tratamento psiquiátrico e adotou o módulo porque algumas patologias obrigam a permanência dos pacientes por um período relativamente longo.

O Instituto Bairral auxiliou a Wareline a desenvolver o módulo. Durante a fase de testes, consultores da empresa visitaram a instituição periodicamente para entender como a ferramenta deveria se encaixar na rotina médica.
Por meio da Prescrição Eletrônica os tratamentos são iniciados, liberando as informações sobre as atividades/procedimentos que devem ser realizados para outros módulos.

A ferramenta permite a prescrição de medicamentos, exames, dietas, nutrição e outras solicitações para a farmácia e demais setores, que liberam o pedido para o paciente. Além disso, a solução também tem outras funções como prescrição de longa permanência, requisições eletrônicas de consumo interno, subestoques e a criação de fichas de anamnese e evoluções.

“Este módulo é útil para evitar erros de administração e dispensação dos medicamentos. Por ser eletrônico, facilita o entendimento das informações, evitando erros em razão de rasuras ou caligrafias ilegíveis”, explica Fábio Usier, diretor de operações da Wareline.

Antes de adotar a tecnologia, a farmácia do Instituto Bairral utilizava a segunda via carbonada para as prescrições médicas. De acordo com a farmacêutica Josi Aparecida de Araújo, após a implantação do módulo houve um aumento na agilidade dos processos.

“Além da facilidade de compreensão das informações, contamos com a baixa automática das prescrições no módulo de estoque. Isso representa uma grande facilidade para a farmácia de uma instituição que possui 820 leitos”, completa.
A farmácia tem acesso à prescrição e ao histórico medicamentoso do paciente em tempo real, o que torna mais ágil a dispensação dos remédios.  Hoje, 100% dos médicos do hospital prescrevem eletronicamente.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.