Facebook cria iniciativa para o desenvolvimento de redes com operadores e fornecedores

0

O Facebook anunciou o começo de seu projeto próprio em telecomunicações, Telecom Infra Project (TIP). Apresentado no último domingo, 21, a ideia da rede social é trazer operadoras, provedores de infraestrutura, integradores de sistemas e outros companhias de tecnologia para criar e colaborar no desenvolvimento de novas tecnologias destinadas às telecomunicações, como o 5G.

Em uma mensagem postada no blog do Facebook, Jay Parikh, diretor global de engenharia e infraestrutura da empresa norte-americana, compara a nova ação ao Open Compute Project (projeto para criar novos equipamentos de computação corporativa com preço baixo). Na visão de Parikh, o melhor modo para acelerar os passos da inovação é a colaboração e o trabalho aberto entre as companhias.

Até o momento, Deutsche Telekom (Alemanha), EE (Reino Unido) e SK Telekom (Coreia do Sul) estão confirmadas e devem aderir à inciativa após sua criação, bem como fornecedores como a Nokia e a Intel. Além delas, a operadora Globe Telecom já possui um projeto piloto com o TIP para conectar um pequeno vilarejo à rede celular do país; e a britânica EE deve levar 4G para locais remotos das Montanhas Altas da Escócia.

Jay Parikh explicou que TIP é o novo investimento do Facebook que liga a empresa de Mark Zuckerberg aos esforços de conectividades apresentados através do Internet.Org. A nova ação pode ser uma tentativa de o Facebook criar parcerias e ter respaldo para emplacar o seu projeto de internet patrocinada pelo mundo. Recentemente, o governo indiano considerou que acesso patrocinado à rede é inviável no país, pois fere a neutralidade da rede na Índia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.