Telefônica Vivo estimula pais e responsáveis a acompanhar crianças na internet

0

De acordo com pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), realizada entre 2014 e 2015, 81% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos usam a internet praticamente todos os dias. Os dados revelam o desafio dos pais na educação dos filhos multiconectados. Para ajudá-los a enfrentar essa nova realidade, a Telefônica Vivo mantém o portal Dialogando, que orienta sobre o mundo digital, tanto explorando as oportunidades de ampliar o conhecimento dos jovens como os meios de evitar riscos e ter uma presença on-line segura e produtiva.

O site, que conta com a parceria da ONG SaferNet, oferece orientações para o uso seguro e construtivo da internet e dicas de especialistas renomados, como a educadora Cris Poli. Ela orienta os pais a limitar o tempo de uso da internet por idade e diversificar as atividades de lazer com as crianças e adolescentes. "É importante criar com as crianças momentos de interação. Se isso é estabelecido desde a primeira infância, fica mais fácil saber o que está acontecendo com eles no futuro", revela a educadora.

A Telefônica Vivo acredita no poder da informação para melhorar o convívio familiar e alerta os pais a redobrar a atenção em seus filhos quando estão conectados. "Os pais devem participar ativamente do processo e procurar saber quais são os conteúdos acessados pelas crianças, demonstrar interesse e interagir com elas", afirma a diretora de Gestão Responsável e Sustentável da empresa, Heloísa Genish idealizadora do portal.

A coordenadora da área psicossocial da SaferNet, Juliana Cunha, também defende o papel dos pais como referência para toda e qualquer dúvida das crianças. "Não podemos confundir capacidade técnica com maturidade e discernimento. As crianças aprendem sozinhas sobre a tecnologia, mas agir com ética, responsabilidade, segurança e cidadania depende da orientação dos pais e do apoio dos educadores", afirma.  Sobre o tempo de uso, a indicação é que quanto menor for a criança, menor deve ser o tempo dedicado ao uso de dispositivos eletrônicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.