Publicidade
Início Notícias Inovação Governo e empresas se unem no Projeto 5G Brasil

Governo e empresas se unem no Projeto 5G Brasil

0
5G
Publicidade

Representantes da indústria e das prestadoras de serviços de telecomunicações, do governo federal, Anatel, academia e centros de desenvolvimento tecnológico formalizaram, no dia 15 de fevereiro, a criação do Projeto 5G Brasil, que “terá como objetivo fomentar a construção do ecossistema de quinta geração de telefonia móvel no País e sua participação nas discussões internacionais”, segundo o comunicado oficial.

De acordo com a nota distribuída pela Telebrasil, que encabeça o projeto ao lado do governo, o ministro de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, ressaltou a importância da criação do Projeto 5G Brasil. “A iniciativa complementa as ações em curso pelo governo federal para o fomento ao desenvolvimento da tecnologia 5G, dentre elas o financiamento a projetos de pesquisa e desenvolvimento, a participação em fóruns de padronização e a cooperação internacional, trazendo a importante interlocução do setor privado por meio das entidades representadas pela associação”,.

Para o secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, “agora, estamos tendo a oportunidade de o setor trabalhar junto com a academia, com os fabricantes. Temos um trabalho de antecipação à entrada do 5G no Brasil”. Martinhão afirmou que a iniciativa cria um ambiente forte para a inovação, para o desenvolvimento sustentável do setor móvel e para a geração de conhecimento no País. “O 5G impulsiona a Internet das Coisas, vai impulsionar a tecnologia dos smartphones, a conectividade dos automóveis. Enfim, vai surgir um monte de coisas bacanas”, acrescentou.

O ecossistema de 5G engloba a pesquisa básica e aplicada, o desenvolvimento de produtos e soluções de sistemas de engenharia, industrialização de produtos e soluções e aplicações práticas e compartilhamento de informações. Com o Projeto, o Brasil se credencia para participar previamente de discussões internacionais para a definição de critérios para a implantação do 5G no mundo.

Está prevista para  o Mobile World Congress, que acontece na próxima semana em Barcelona, a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Projeto 5G Brasil e a 5G Infraestructure Association (órgão da Comissão Europeia).

O Conselho Diretor do Projeto 5G Brasil será presidido pelo Secretário-Geral da Telebrasil, Cesar Rômulo Silveira Neto. São integrantes do projeto até o momento: Abinee, Anatel, Cetuc, CPqD, Ericsson, Fitec, Huawei, Inatel, Informa, MCTIC, NEC, Nokia, Oi, Qualcomm, Sindisat, SindiTelebrasil, Telebrasil, TIM e Trópico.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile