Publicidade
Início Notícias Gestão Estudo desvenda visão de líderes de negócios sobre impacto da transformação digital

Estudo desvenda visão de líderes de negócios sobre impacto da transformação digital

0
Publicidade

O vice-presidente sênior e gerente geral da Dell EMC Brasil Commercial, Luis Gonçalves, reuniu a imprensa nesta quinta-feira, 22, para apresentar resultados do estudo encomendado pela companhia para identificar como os líderes de negócio em todo o mundo analisam o impacto da parceria homem-máquina nas empresas e nas formas de trabalho nos próximos 12 anos. Segundo o estudo, 88% dos executivos brasileiros – contra 82% ao redor do mundo – esperam que profissionais e máquinas trabalharão como times totalmente integrados dentro das organizações em até cinco anos.

Além disso, 65% dos entrevistados no Brasil, e 50% globalmente, projetam que os sistemas automatizados representarão uma economia de tempo. Apesar disso, os dados globais apontam que a maioria dos profissionais (58%) não acredita que terão mais satisfação no trabalho quando, no futuro, puderem delegar tarefas para as máquinas.

Ao mesmo tempo, apesar de a maior parte dos executivos concordar que a integração homem-máquina é inevitável, somente 27% dos entrevistados no mundo, e 33% no Brasil, acreditam que a abordagem digital está estabelecida em tudo o que fazem. E 42% dos executivos no mundo, e 29% no país, afirmam não saber se estarão preparados para a concorrência ao longo da próxima década.

Realizado pela empresa global de pesquisas Vanson Bourne e batizado de “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro”, entrevistou 3.800 líderes de negócios de médias e grandes corporações em 17 países, incluindo o Brasil.

Quando questionados sobre as principais barreiras para terem sucesso até 2030, o maior desafio, citado por 59% dos executivos brasileiros, é a falta de preparo das equipes.

Barreiras para o sucesso da digitalização dos negócios em 2030:

• Falta de preparo da força de trabalho: 59% (Brasil) e 61% (Mundo)

• Falta de estratégia e visão digital: 55% (Brasil) e 61% (Mundo)

• Restrições tecnológicas: 54% (Brasil) e 51% (Mundo)

• Restrições de tempo e dinheiro: 44% (Brasil) e 37% (Mundo)

• Leis e questões regulatórias: 28% (Brasil) e 20% (Mundo)

“As conclusões do estudo da Vanson Bourne reforçam a percepção de que a digitalização dos negócios representa uma importante preocupação das áreas de negócios nas empresas ao redor do mundo”, aponta Luis Gonçalves. “Estamos vivendo um período de mudanças sem precedentes e na qual o uso intensivo das tecnologias afeta diretamente os modelos de negócio e a maneira como vivemos e trabalhamos”, completa.

Os líderes podem estar divididos por suas visões de futuro e sobre como enfrentar as barreiras, mas estão unidos pela necessidade de transformação. Na verdade, a grande maioria das empresas acredita que encontrará seu caminho para a transformação dentro de cinco anos, apesar dos desafios que deverão enfrentar.

Quando questionados sobre a implementação de soluções e processos associados à digitalização dos negócios em cinco anos, a maioria afirma estar preparada para implementá-las em cinco anos.

Probabilidade de alcançar processos associados à digitalização dos negócios nos próximos cinco anos:

• Ter defesas de segurança cibernética eficazes em vigor: 97% (Brasi) e 94% (Mundo)

• Entregar produtos como serviço: 91% (Brasil) e 90% (Mundo)

• Ter completado a transição para um negócio definido por software: 92% (Brasil) e 89% (Mundo)

• Pesquisa e desenvolvimento impulsionando a organização: 91% (Brasi) e 85% (Mundo)

• Oferecer experiências hiperconectadas por meio da realidade virtual (VR) para os clientes: 84% (Brasil) e 80% (Mundo)

• Usar inteligência artificial (AI) para prever as demandas do cliente: 90% (Brasil) e 81% (Mundo)

Dada a promessa de uma mudança monumental – impulsionada pelo aumento exponencial de dados e sistemas, pela capacidade de processamento e pela conectividade para usá-los –, 56% no Brasil acreditam que as escolas precisarão ensinar como aprender. Além disso, 45% preveem que serão adotados recursos de realidade aumentada (AR) para treinar colaboradores, dada a velocidade da transformação dos ambientes de trabalho.

A pesquisa quantitativa realizada pela Vanson Bourne foi realizada no segundo semestre de 2017. O estudo complementa um mapeamento anterior, realizado em 2017 pela Dell Technologies e o IFTF (Institute for the Future) e batizado de ‘The Next Era of Human-Machine Partnerships’ (A Nova Era de Parcerias Homem-Máquina) que mapeou o impacto que as novas tecnologias devem ter na vida e no trabalho das pessoas até 2030.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile