Nubank contrata Monique Evelle para coordenar criação de hub de tecnologia em Salvador

0

O Nubank anuncia a contratação da empreendedora social Monique Evelle para coordenar a criação do centro de tecnologia e experiência do cliente da empresa em Salvador (BA), o NuLab, e atuar como consultora para as ações internas e externas de Diversidade e Inclusão do Nubank.

Evelle também será mentora das startups selecionadas pelo fundo semente a ser criado pelo banco digital para apoiar negócios fundados ou liderados por pessoas negras. A consultora, eleita em 2017 uma das jovens mais promissoras com menos de 30 anos de idade pela Forbes Brasil e uma das 50 profissionais mais criativas do país pela Revista Wired, é criadora do Desabafo Social, um laboratório de tecnologias sociais. Também é sócia da SHARP, um hub de inteligência cultural que utiliza métricas para soluções de marcas; e fundadora do Inventivos,  um ecossistema de aprendizagem.

"Três fatores me levaram a fazer parte dessa jornada com o Nubank. O primeiro foi o desafio de construir iniciativas de inovação do zero e da grandiosidade que Salvador merece. Segundo, por trabalhar com profissionais de dentro e fora do Nubank. É uma troca potente, que nós precisamos vivenciar para que sejamos cada vez melhores no que fazemos. E, por fim, ter autonomia para criar e saber onde alocar o dinheiro. Dinheiro que iremos utilizar para acelerar o desenvolvimento de novas lideranças negras e apoiar financeiramente negócios liderados por empreendedores negros. Aceitar esse desafio me trouxe de volta para casa, me trouxe para recomeçar em Salvador", afirma.

Tanto a chegada da consultora como a implantação do polo de inovação em Salvador, que pode contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região, fazem parte do plano do Nubank para tornar o setor de tecnologia mais inclusivo e combater o racismo estrutural no Brasil.

"Desde que assumimos o compromisso de contribuir ativamente para construir um ambiente interno e externo mais inclusivo, estamos aprendendo muito. O Nubank é melhor hoje do que há três meses. E isso é fruto do empenho de todos os times para acelerar a nossa diversidade interna. Mas é apenas o começo, continuaremos trabalhando. E ter a Monique Evelle ao nosso lado é muito valioso para avançarmos nessa jornada", afirma Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.

O compromisso, firmado em novembro do ano passado, propõe também estratégias para a inclusão e desenvolvimento de talentos negros no banco digital, que já estão sendo colocadas em prática. Nos dias 5 e 6 de março, será realizado o "Nós Codamos", um programa de recrutamento de pessoas que se identificam como pretos e pardos, focado em interessados em fazer parte da equipe de engenharia de software da companhia, que teve cerca de dois mil inscritos.

Além disso, a plataforma que o Nubank abriu, há três meses, exclusivamente para candidatura de pessoas autodeclaradas pretas e pardas, recebeu mais de 17 mil currículos. Os processos seletivos estão em andamento e até o momento mais de 950 pessoas já foram chamadas para a fase de entrevistas.

Desde novembro, a equipe de diversidade e inclusão dobrou de tamanho e deve continuar crescendo — há nove vagas abertas. O time era composto por quatro pessoas, hoje são nove e o objetivo é chegar a dezoito em breve.

A meta do Nubank é contratar duas mil pessoas negras até 2025 para em garantir um ambiente de trabalho com ao menos 30% de funcionários negros e ao menos 22% em cargos de gerência. Dentre as duas mil contratações, mais de 500 serão destinadas ao time de engenheira, pelo menos 150 para vagas de analistas de negócios e mais de 250 para posições de gerentes de produto, designers e cientistas de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.