Empresa de transportes melhora sua performance operacional em 57% após implementação de RPA

0

O Gartner estimou que, em 2021, o mercado de automação de processos robóticos (RPA, na sigla em inglês) cresceria quase 20% em relação ao ano anterior, movimentando US$ 1,89 bilhão em todo o mundo. Os números, embora expressivos, não chegam a surpreender: em relatórios que listam as maiores tendências de negócio, o RPA costuma ter destaque especial.  

Apostando nos benefícios do RPA, a IC Transportes decidiu automatizar os processos contábeis da companhia e o impacto positivo da tecnologia foi, de fato, bastante significativo, com ganho de performance chegando a 57%. O fechamento contábil, que antes exigia 7 dias de trabalho, algo como 56h úteis, agora é concluído em 3 dias, demandando cerca de 24h úteis.  

Marcel Beraldo está à frente do departamento de Tecnologia da Informação (T.I.) da IC Transportes — empresa que, com mais de trinta anos de mercado, continua ávida por inovação. Sendo responsável por suportar a operação da frota em 41 unidades espalhadas pelo Brasil, o executivo afirma que a automatização representou uma transformação na dinâmica da Contabilidade na IC Transportes 

"Desde que incorporamos o RPA à rotina, os profissionais da área têm sido muito mais estratégicos: em vez de perder tempo extraindo dados e tratando relatórios, eles podem se concentrar na parte analítica do trabalho, que é o que nos torna, verdadeiramente, competitivos", enfatiza o executivo. 

Marvin, solução de RPA da Boty, startup investida da Ativy, foi o escolhido para tal função. Ele se mostrou efetivo na redução do retrabalho no setor, melhorando a produtividade do time sem incorrer em erros manuais. "A função primordial do Marvin é gerar relatórios contábeis e entregá-los à conciliação. Com o RPA, automatizamos a checagem de e-mails para que, tão logo o cliente envie o XML, o robô baixe o arquivo e o encaminhe a um analista, que prossegue com a operação", destaca o gestor. 

Sua percepção vai ao encontro do propósito da Boty, que fornece a solução a empresas de todos os portes e tem expertise no segmento logístico e de transportes. "Acreditamos que as tecnologias de automação, como o RPA e o chatbot, são capazes de reduzir tarefas repetitivas e dar espaço a experiências únicas, valorizando o que é humano por meio dos robôs", reforça Diego Altheman, CEO da startup. 

Assim como deve acontecer no mercado em geral, a IC Transportes planeja expandir os esforços de automação nos próximos meses. Os processos bancários, principalmente no que diz respeito à consulta de extrato e ao download do comprovante, por exemplo, também estão no radar do RPA e devem passar por padronização.  

A Boty está apta para receber a alta demanda. Com estrutura low-code, fácil modelagem e layout drag & drop, que favorece a usabilidade, o Marvin está pronto para responder – além de incentivar e de sustentar – às exigências de um mercado em rápida expansão. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.