Ibama e Serpro lançam plataforma Pau Brasil

0

O Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), desenvolveu a Plataforma de Anuência Única do Brasil – Pau-Brasil, disponibilizando importantes funcionalidades. A solução reúne os diversos sistemas utilizados pelo órgão ambiental para gerenciar o comércio de produtos da biodiversidade.

A plataforma simplifica e torna mais eficiente o processo autorizativo para importação e exportação de espécimes, produtos e subprodutos da fauna, pesca e da flora nativas, que estão sob regime de controle pelo Ibama. A solução funcionará em sincronia com o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) do Ministério da Economia.

Para os importadores e exportadores, os requerimentos serão feitos via cadastro de Licenças, Autorizações, Permissões, Certificados e Outros (LPCO) junto ao Siscomex, sem necessidade do uso do Sistema de Emissão de Licenças Cites (Siscites) para cargas ordinárias. O encaminhamento ao Ibama pelo Siscomex por meio de LPCO deverá ser realizado quando se tratar de licença de exportação de peixes, toras de madeira, carvão vegetal de espécies nativas e outros produtos da fauna silvestre brasileira.

De acordo com o presidente do Serpro, Gileno Barreto, a transformação digital que o Governo vem liderando está avançando em todos os segmentos. "Nossa parceria com o Ibama vai permitir que o órgão dispense esforços com atividades rotineiras, que podem ser automatizadas com segurança, eficiência e a expertise do Serpro. A solução possibilitará que o Instituto atue mais ativamente e com mais facilidade na sua finalidade de fiscalização e controle", destaca.

Facilidades da plataforma

As novas funcionalidades da Pau-Brasil permitem, nessa primeira versão, o recebimento e visualização de LPCO's de peixes de águas continentais, peixes de águas marinhas, tora, madeira, carvão, protocolo de montreal e modelo genérico do Portal Único SISCOMEX (PUCOMEX). Além disso, será possível o registro de histórico de situações da LPCO, permitindo, ainda, a análise com a gravação de informações no PUCOMEX. Assim, o servidor do Ibama passará a utilizar apenas a Plataforma Pau-Brasil no processo de autorização de licenças.

Outros importantes avanços trazidos pela plataforma são a possibilidade de geração automática de boleto referente à GRU – Guia de Recolhimento da União, da taxa de exportação de madeiras nativas; e o reconhecimento automático dos pagamentos das taxas e o controle na Plataforma das LPCOs, com pagamentos de GRU reconhecidos e não reconhecidos. Além disso, o boleto da GRU estará disponível ao exportador via PUCOMEX.

Integração com gov.br

A Plataforma Pau-Brasil receberá, numa próxima atualização, acesso por meio de autenticação segura do gov.br para as anuências de LPCOs de importação e exportação, gestão administrativa de demandas e geração de Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento de taxas de análise.

A expectativa é que outras funcionalidades sejam acopladas à plataforma, como o Cadastro Técnico Federal (CTF) e o DOF Exportação. Com a redução do fluxo burocrático, haverá diminuição no tempo médio de análise por requerimento e mais tempo para fiscalização real das operações autorizadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.