Publicidade
Início Notícias Gestão BHP Billiton Pettroleum atualiza sistema de e-procurement e pagamentos

BHP Billiton Pettroleum atualiza sistema de e-procurement e pagamentos

0
Publicidade

A BHP Billiton Petroleum está aperfeiçoando seu processamento e-procurement até o pagamento, com a nova solução eletrônica da Quadrem de faturamento para serviços ‘upstream’ de gás e petróleo, com base nos padrões PIDX do Instituto de Petróleo Americano (API).

A solução se interliga diretamente com o sistema SAP de planejamento de recursos da empresa e permite à operadora de gás e petróleo efetuar com rapidez a precisão o pagamento de faturas, a análise dos dados das despesas para cada linha, a identificação de divergências de preços e a promoção de compras com observação das cláusulas dos contratos da empresa.

"Vamos reduzir muito o tempo de reconciliação das faturas pelos nossos engenheiros sem precisar alterar de modo significativo nossos processamentos comerciais", declarou Yusuf Dalal, consultor financeiro mundial de perfuração na BHP Billiton Petroleum.

"Além disso, o download automático de Quadrem no SAP elimina de cinco a seis dias úteis de trabalho no ‘front-end’ do processamento desde a procura até o pagamento. Estes e outros aumentos de produtividade, inclusive a economia de tempo com o uso de entrega eletrônica em vez de correio normal, nos permite fazer melhorias importantes no processamento e comprimir os ciclos de pagamento. Começamos a alcançar as metas que estabelecemos já no primeiro mês após a implantação", afirmou.

Funcionamento

Com o uso da solução Quadrem, os fornecedores recebem pedidos para serviços do sistema SAP da BHP Billiton Petroleum e enviam faturas através com apoio de um catálogo central de itens de serviços aprovados. Armazena-se a fatura e após a aprovação ela libera a fatura para carregamento automático no sistema SAP da empresa para o pagamento final.

"A eficiência e a redução de erros resultantes aceleram o ciclo de pagamentos — um processamento que é normalmente bem ineficiente nas empresas de gás e petróleo porque os serviços ‘upstream’ envolvem muitas variáveis e pontos de contato para aprovação tanto offshore
quanto nos escritórios centrais de compras", diz o diretor.

Outras funções incluem: relatórios de divergências e anexos para itens previstos e não previstos (por exemplo, divergências de preços) e um rastreamento para auditoria de todas as mudanças, aprovações e divergências.

"A BHP Billiton é um cliente importante há muitos anos no segmento de mineração e já experimentou nossa capacidade de mobilizar globalmente soluções efetivas para a cadeia de suprimento", explica Charles Jackson, diretor geral da Quadrem.

"Com a expansão das nossas ofertas para o setor de gás e petróleo, a BHP e seus fornecedores são fundamentais para nos ajudar a resolver os desafios da procura de serviços complexos que são comuns no setor de gás e petróleo. Ficamos entusiasmados com a entrega de valor neste caso e já estamos explorando a oportunidade de repetir os sucessos na BHP Billiton em diversas empresas similares", complementa.

Padrões

A Quadrem trabalha com empresas de operação, fornecedores de campos de petróleo e terceiros como Oilfield Suppliers Portal (OFS Portal), para ajudar a desenvolver padrões PIDX de documentos conforme a API, de suporte para os processos da cadeia de suprimento de energia.

O OFS Portal, que conta com a Schlumberger e a Halliburton como participantes, é um grupo de fornecedores diversos trabalhando sem fins lucrativos para padronização de dados de parceiros comerciais B2B, facilitando o comércio eletrônico em produtos e serviços ‘upstream’ de gás e petróleo.

A criação e adoção de padrões é um componente essencial para o sucesso do e-business. Com os padrões XML do PIDX, o formato subjacente da solução Quadrem de faturamento recebeu o endosso da API e simplificará o processamento de todos os participantes em uma transação.

Constituída no ano 2000, a Quadrem tem operações no Brasil, Austrália Canadá, Chile, França, México, Países Baixos, Peru, Arábia Saudita, Cingapura, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile