Na próxima quarta-feira, 24, será instalada a Frente Plurissetorial em Defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação na Câmara dos Deputados. O objetivo é estimular ações governamentais para o desenvolvimento do setor e ampliar a capacidade de inovação do país.
De acordo com o deputado federal Julio Semeghini (PSDB-SP), um dos coordenadores da frente, a intenção é discutir e modernizar as leis e regulamentações do segmento de ciência e tecnologia. Ele aponta que leis como a 10.973/04, chamada de Lei de Inovações, e a 11.196/05, a Lei do Bem, têm de ser reescritas de forma a incorporar também as instituições privadas de pesquisa, muito importantes para a inovação do setor no país.
Ainda segundo Semeghini, o grande objetivo da frente é estabelecer um intercâmbio entre todos os diferentes setores responsáveis pela promoção de desenvolvimento da ciência e TI do Brasil. O deputado acredita que as diferentes vozes serão importantes para identificar mecanismos eficientes de democratizar o acesso à informação no país. As informações são da Agência Câmara.
- Regulamentações