Publicidade
Início Notícias Negócios Apple é acusada de estabelecer contratos abusivos com operadoras da UE

Apple é acusada de estabelecer contratos abusivos com operadoras da UE

0
Publicidade

Operadoras de telefonia móvel da União Europeia têm feito queixas informais contra a Apple aos órgãos reguladores do bloco. Elas dizem que a fabricante estabelece quotas de venda de iPhones num determinado período, geralmente três anos. Caso não concorde, a operadora não recebe o aparelho. Se as metas não forem cumpridas, ela é obrigada a pagar pelos smartphones encalhados.

Pessoas informadas sobre as relações das operadoras com a Apple declararam ao New York Times que a fabricante não permite que falem publicamente sobre seus contratos, mas que as quotas de vendas que algumas companhias devem cumprir são extremamente rigorosas, tornando difícil a competição.

Apesar de não ter formalizado a acusação, um grupo de operadoras abriu as informações de seus contratos com a Apple à Comissão Europeia, informou uma pessoa ligada ao assunto ao jornal americano, destacando que as alegações constam em contratos com companhias francesas, embora operadoras de outros países também possam estar enfrentando o mesmo problema.

Em comunicado, a Comissão Europeia confirmou que está analisando as ofertas da Apple às operadoras, mas que não iniciou investigação formal antitruste. “Temos sido contatados por representantes da indústria e estamos monitorando a situação, mas nenhum caso antitruste foi aberto”, disse Antoine Colombani, porta-voz do comissário da concorrência do bloco, Joaquín Almunia.

Também não se sabe quantas operadoras se queixaram à UE, mas há indícios de que os contratos da Apple com algumas pequenas operadoras são ainda mais rigorosos do que os mantidos com as grandes companhias. A porta-voz da Apple, Natalie Kerris, disse que os acordos da empresa “cumprem integralmente as leis locais onde fazemos negócios, incluindo a UE”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile