Publicidade

    Apple elimina fontes de energia não-renovável em data centers

    0
    Publicidade

    A Apple anunciou nesta semana que, a partir deste mês, todos seus data centers passarão a utilizar fontes renováveis de energia. A empresa quer estabelecer um diferencial em relação às demais empresas de tecnologia, principalmente em contraposição ao Google e ao Facebook, que ainda usuam combustíveis fósseis como o carvão mineral para manter seus data center em operação.

    De acordo com o Financial Times, a Apple diz que a eliminação de energias “sujas” só foi possível por meio da produção especial de energia elétrica direcionada à fabricante, fruto de negociações e parcerias off-grid com fornecedores de energia renovável, além de uma política de redução de uso energético nas operações em geral. A fabricante do iPhone mantém data centers em Austin, Elk Grove e Cupertino, nos Estados Unidos, Cork, na Irlanda, e em Munique, na Alemanha.

    Neles, são armazenadas informações de usuários do iCloud, serviço de computação em nuvem, e iTunes, plataforma de conteúdo multimídia da companhia. Com uma crescente base de usuários devido ao “boom” nas vendas de iPhone e iPad, o volume de dados em posse da Apple tende a continuar aumentando e as estratégias para sua manutenção podem impactar consideravelmente as contas da empresa, dizem especialistas.

    Isso faz da gestão de data centers um elemento competitivo entre serviços de tecnologia, conforme explica o jornal britânico. Por isso, cada vez mais empresas como Google e Facebook serão pressionadas para adotar técnicas semelhantes a da Apple.

    Apesar do anúncio, 25% das instalações corporativas da Apple ainda dependem de fontes de energia não-renováveis. “Não iremos parar de trabalhar até alcançar 100% de energia limpa”, afirma a empresa. A estatística e a meta não contemplam os cálculos das fábricas dos eletrônicos, feitos em grande parte pela chinesa Foxconn.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile