Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Cisco promove ampla reestruturação em sua divisão de engenharia

Cisco promove ampla reestruturação em sua divisão de engenharia

0
Publicidade

A Cisco Systems anunciou na segunda-feira, 21, uma grande reestruturação na unidade de engenharia da empresa, com o objetivo de torna-la mais ágil e sintonizada com as áreas consideradas críticas. A unidade, que emprega cerca de 25 mil funcionários, já havia passado por um reordenamento ainda sob a gestão do ex-CEO John Chambers, em 2014. Essa reorganização resultou 8 mil demissões naquele ano.

O anúncio das mudanças foi feito na segunda-feira, 21, através de um e-mail enviado a todos os funcionários pelo novo CEO, Chuck Robbins, ao qual o site Business Insider teve acesso. Na mensagem, ele informa que a unidade de engenharia será dividida em quatro áreas específicas ­— networking, serviços e plataformas em nuvem, segurança e aplicações e Internet das Coisas. Todos os líderes dessas áreas se reportarão diretamente a Robbins. “Hoje estamos realizando alterações na organização da área de engenharia para melhor refletir nossas prioridades estratégicas”, disse ele.

A reorganização também prevê a saída de alguns executivos-chaves à época da gestão de Chambers. Kelly Ahuja, por exemplo, um veterano com 18 anos na Cisco, responsável pela unidade de negócios de serviços, está fora. A divisão de servicos da companhia tem sido uma área sensível e Robbins decidiu reestruturá-la.

Um dos primeiros atos do executivo foi vender, em meados do ano passado, da divisão de dispositivos conectados (CDBU), criada a partir da compra, em 2005, da Scientific Atlanta, fabricante de set-top boxes (aquelas pequenas caixas usadas pelas empresas de TV a cabo). Apesar de ter pagado US$ 6,9 bilhões na época pela empresa, a Cisco vendeu a divisão para a Technicolor, por US$ 600 milhões.

Além de Ahuja, Pankaj Patel, que comanda a área de engenharia da unidade de networking, anunciou em janeiro que deixará a Cisco na segunda metade do ano. Patel teve uma carreira estelar na gestão de Chambers. Assim, a divisão de rede deve ganhar um novo líder em poucos meses. Chambers ainda é presidente-executivo da Cisco, e ele se reporta ao CEO Robbins.

Nas áreas de segurança e Internet das Coisas e aplicações não deve haver mudanças, ao menos por enquanto.

Curiosamente, pessoas dentro da empresa dizem que a unidade Insieme, responsável pelo produto de rede mais importante da Cisco, o switch Nexus 9000 e sua plataforma de “rede definada por software” (SDN), que é administrada por engenheiros lendários da empresa, como Mario Mazzola, Prem Jain e Luca Cafiero, ainda se reportam a John Chambers. Especulou-se que Mazzola anunciaria sua aposentadoria em janeiro, mas isso não se confirmou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile