Publicidade
Início Comunicações Mobile Governo dos EUA agora diz que pode não precisar de ajuda da...

Governo dos EUA agora diz que pode não precisar de ajuda da Apple para desbloquear iPhone

0
Publicidade

O Departamento de Justiça (DoJ) dos Estados Unidos disse na segunda-feira que pode não precisar de ajuda da Apple para desbloquear o iPhone usado por um dos atiradores no atentado em San Bernardino, na Califórnia. A divulgação levou a juíza federal Sheri Pym, da Corte Distrital Federal da Califórnia, responsável pelo caso, a adiar a audiência que estava marcada para esta terça-feira, 22.

O órgão do governo disse que um “colaborador externo” demonstrou um caminho para que o FBI possivelmente desbloqueie o smartphone usado pelo atirador Syed Rizwan Farook. A Apple tem se mantido irredutível na recusa de colaborar com as autoridades norte-americanas para desbloquear o iPhone, alegando preocupações com a privacidade e segurança dos usuários de seus smartphones.

O Departamento de Justiça disse que enquanto testa o método de desbloqueio, para ver se ele funciona, “a necessidade de a ajuda da Apple” deve ser desconsiderada, segundo o The New York Times, que teve acesso ao documento. O DoJ acrescentou que irá apresentar um relatório da situação até 5 de abril, informando sobre o seu progresso.

A suspensão deve dar uma trégua nas discussões sobre como e quando as autoridades podem solicitar o acesso a dados digitais coletados e armazenados por empresas de tecnologia. A Apple e o governo dos EUA trocam farpas desde o mês passado, quando a fabricante recebeu uma ordem judicial exigindo que “enfraquecesse” a criptografia do iPhone para que os policiais pudessem ter acesso aos dados.

O caso tem sido visto como um divisor de águas no debate sobre privacidade e segurança.

A Apple se opôs à ordem judicial, argumentando que isso poderia abrir um precedente para forçar a empresa a quebrar a criptografia de muitos iPhones, comprometendo assim a privacidade de seus consumidores e a sua segurança do produto.

Neste mês, o presidente Barack Obama disse que as autoridades responsáveis ??pela aplicação da lei devem ser capazes de coletar legalmente informações de smartphones e outros dispositivos, e criticou a posição de empresas de tecnologia como a Apple sobre a criptografia.

O novo método pode adiar, mas é improvável evite um confronto envolvendo a criptografia entre as empresas do Vale do Silício e o Departamento de Justiça. “Isso só vai adiar a disputa inevitável sobre se o governo pode forçar a Apple a quebrar a segurança de seus dispositivos”, disse Alex Abdo, advogado da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU).

A briga judicial entre o governo dos EUA e a Apple, independentemente de seu resultado, aumenta a probabilidade de que o Congresso Nacional crie uma legislação para tratar do assunto.

Em uma teleconferência na segunda-feira, 21, um oficial federal, que falou aos jornalistas sob a condição de anonimato, disse que o governo legalmente tem o direito de explorar todos os métodos, inclusive de terceiros, para tentar desbloquear o iPhone. Depois de esgotadas todas as opções, então ele pode voltar aos tribunais para obrigar a Apple a ajudar a desbloquear o dispositivo.

No entanto, um executivo da Apple, que também falou sob a condição de anonimato, disse que a Apple vai querer saber mais sobre a ajuda externa do governo para quebrar a criptografia do iPhone e verificar se tal método pode contornar os recursos de segurança da empresa.

Mas a Apple diz que vai continuar a proteger os dados de seus usuários. Em um evento para o lançamento do iPhone SE, sucessor do iPhone 5S, com tela de 4 polegadas, na segunda-feira, na sede da empresa. Na ocasião, o CEO Tim Cook enfatizou que a empresa tem como filosofia a proteção da privacidade dos usuários. “Esta é uma questão que afeta a todos nós e não vamos recuar diante desta responsabilidade”, disse ele.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile