O Grupo Aço Cearense reduziu em 50% o tempo dedicado à gestão de documentos com a solução da SoftExpert – fornecedora de software e serviços para automação e aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.
Há mais de 40 anos no mercado siderúrgico brasileiro, e com uma carteira de 16 mil clientes, o Grupo Aço Cearense se destaca no mercado pela representatividade alcançada no setor: possui capacidade produtiva de 1 milhão de toneladas de aço por ano e um faturamento de 3,6 bilhões em 2020.
A analista de Gestão e Processo da Aço Cearense, Agueda Karoline Farias, lembra que a companhia buscava uma solução que atendesse às necessidades de compliance das áreas de negócio e que fosse acessível a todas as unidades do grupo. "O desafio era substituir uma solução que tinha um custo elevado e não atendia às exigências da empresa", comenta.
Segundo Farias, a escolha pelo SoftExpert Excellence Suite foi motivada, principalmente, pelo bom atendimento, prestado localmente pela RC Consultoria – parceiro comercial da SoftExpert. A total adequação aos requisitos técnicos do projeto de gestão de documentos e facilidade de uso da ferramenta também foram preponderantes na decisão final.
"Além de reduzirmos em 50% o tempo dedicado ao processo de Gestão de Documentos, ganhamos agilidade na execução das tarefas", avalia a executiva. Ela ressalta que a ferramenta atendeu prontamente às expectativas do grupo, que buscava uma plataforma corporativa unificada.
Centralização de processos beneficia mais de 150 áreas
Hoje, mais de 150 áreas, em cinco unidades, são atendidas pela solução, por meio do componente SoftExpert Documento, permitindo flexibilidade e centralização das informações em um só lugar. "Com a automatização do processo de gestão de documentos, conseguimos reduzir o tempo de execução das tarefas, assim como diminuir falhas e retrabalhos, resultando em mais eficiência. Além disso, a solução é uma forte aliada na manutenção da certificação ISO 9001", complementa.
Agora, a expectativa da companhia é usar os componentes da solução BPM, adquirida recentemente; integrar sistemas já utilizados na companhia, como o processo de treinamento utilizado pelo RH; e executar tarefas de consenso e aprovação por meio de smartphones.