Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação Tech Itaú, que nesta edição vai oferecer treinamento, gratuito e online, em desenvolvimento de software para pessoas com deficiência. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o banco e a Gama Academy – escola especializada em capacitação no mercado digital – e vai selecionar até 100 alunos, sendo que 20 deles serão contratados pelo banco.
"A tecnologia tem papel fundamental na hora de atender a demandas dos mais diferentes perfis de clientes do Itaú, mas ela por si só não é suficiente. Acreditamos que o poder de transformar o banco está nas mãos das pessoas. Por isso, investimos em iniciativas que focam na capacitação de profissionais com diferentes experiências e pontos de vista: são eles que vão nos ajudar a construir um banco com a cara dos nossos clientes", explica Rodrigo Dantas, diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco.
O programa é dividido em duas fases. A primeira vai tratar de assuntos como lógica de programação, front-end, HTML, CSS, Javascript e banco de dados. Dentre as 100 pessoas selecionadas nesta fase, as 20 que mais se destacarem serão contratadas pela área de Tecnologia do banco. Após a contratação, os selecionados passarão à segunda fase – um treinamento de quatro semanas para se desenvolverem nas linguagens back-end (programação de bastidor que garante o bom funcionamento das aplicações) Java e .Net e depois serão direcionados para os primeiros desafios no banco.
Para concorrer a uma vaga no Programa de Formação Tech Itaú, é necessário se inscrever e anexar o laudo médico que descreva a deficiência, além de realizar uma prova com questões de raciocínio lógico, matemática básica e inglês (nível iniciante). Ter experiência na área de programação não é um pré-requisito, mas será considerada um diferencial. Podem se candidatar pessoas com qualquer tipo de deficiência, residentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal.
As inscrições vão até o dia 4 de abril pelo site e as aulas começam no dia 13 de abril.