O ambiente empresarial pode ser simplificado sem renunciar à segurança jurídica

1

No cenário macroeconômico, o Brasil foi posicionado como uma superpotência emergente, jargão alcunhado pelo Banco Mundial para se referir a países com potencial de desenvolvimento e crescimento econômico. Combatendo crises econômicas, políticas, sociais e, desde 2020, de saúde pública, são constantes os esforços do Governo para retomar a força de crescimento do país e manter a posição do Brasil como um parceiro estratégico internacional e solo fértil para o desenvolvimento de negócios e investimentos estrangeiros.

Neste sentido, melhorar o posicionamento do país em rankings como o da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do relatório "Doing Business" do Banco Mundial ("Fazendo Negócios", em tradução livre) é um importante ativo para que o Brasil tenha melhores condições de receber investimentos e impulsionar o relacionamento com o mercado externo. O Banco Mundial acompanha a evolução do cenário empresarial no Brasil há alguns anos e, no relatório referente à 2019/2020, destacou os avanços realizados em relação à redução do tempo para abertura de empresas e do preço dos certificados digitais, necessários para a administração dos negócios. Atualmente, o Brasil está na 124ª posição no ranking "Doing Business", que analisa como as regulamentações incentivam a eficiência e promovem a liberdade de empreender e fazer negócios.

Muitas das ações necessárias para aprimorar o ambiente de negócios e facilitar o crescimento das empresas esbarram na pauta de transformação digital e simplificação de serviços públicos. A implantação e alteração de procedimentos sugeridas pelos relatórios podem ter resultados mais efetivos se aplicadas de forma estruturada, com foco na usabilidade para os cidadãos e empresas e no aproveitamento de práticas já em vigor no país. 

Neste contexto de transformação digital acelerada e simplificação de serviços eletrônicos, algumas normas relacionadas à emissão de certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil foram recentemente revisadas. O certificado digital é uma ferramenta criptográfica, geralmente armazenada em um token, que identifica o seu titular para autenticação no meio digital ou assinatura eletrônica qualificada de documentos digitais com validade jurídica. 

Em busca de melhorar o posicionamento do país no relatório "Doing Business", o Comitê Gestor da ICP-Brasil, colegiado responsável por discutir e aprovar as regras do setor, votou alteração normativa para que o e-CNPJ (certificado digital de Pessoa Jurídica) pudesse ser emitido no mesmo processo de abertura da empresa, aproveitando-se dos dados colhidos pelas Juntas Comerciais. Em outubro de 2020, a normativa foi aprovada pelo grupo, composto por representante de governo, como o Ministério da Economia, e da sociedade civil. Porém, na Medida Provisória nº 983/2020, proposta em conjunto pelos Ministérios da Economia e da Saúde, estipulou-se que as assinaturas eletrônicas avançadas, com menor nível de segurança do que aquelas realizadas com o certificado digital no padrão da ICP-Brasil, também pudessem ser utilizadas nos registros nas Juntas Comerciais. Esta Medida Provisória, aprimorada no Congresso Nacional e sancionada em setembro na forma da Lei nº 14.063/2020, estabeleceu três modalidades de assinaturas eletrônicas para interação com os serviços públicos eletrônicos: simples, avançada e qualificada, sendo que a última é aquela feita com uso de um certificado digital ICP-Brasil.

São medidas divergentes, já que o certificado digital no padrão da ICP-Brasil é necessário para a empresa em diversas outras situações administrativas e fiscais, além de simplificar procedimentos do funcionamento interno e externo dos negócios. Podendo ser emitido no momento da abertura da empresa e sendo altamente utilizado também por contadores, faz sentido que o certificado digital ICP-Brasil, através das assinaturas eletrônicas qualificadas, sejam aceitos nessas solicitações relacionadas à abertura e administração dos negócios. Além disso, a Certificação Digital ICP-Brasil, estabelecida há 20 anos no país, possui vasto arcabouço jurídico, jurisprudência, efeito erga omnes e é amplamente utilizada por diversas classes profissionais e em inúmeras aplicações, ao contrário das assinaturas avançadas, que não são claramente especificadas e podem ser aceitas desde que a parte a quem o documento for apresentado aceite sua validade.

A iniciativa que tinha o objetivo de simplificar a atuação das empresas e melhorar o posicionamento do país em rankings internacionais incidiu em efeito contrário. Empresários confusos, normas divergentes e insatisfação dos usuários. No Distrito Federal, por exemplo, o Conselho Regional de Contabilidade solicitou à Junta Comercial da região que restabelecesse a utilização, também, dos Certificados Digitais no padrão da ICP-Brasil para assinatura dos processos. A própria Lei nº 14.063/2020 estabelece que as assinaturas eletrônicas qualificadas sejam aceitas em qualquer interação eletrônica com ente público e independentemente de cadastramento prévio. 

A retomada do crescimento econômico do país depende da simplificação do ambiente de negócios, da segurança jurídica e da confiabilidade das infraestruturas. A Certificação Digital, no padrão da ICP-Brasil, pode resolver os três pilares, desde o processo de abertura da empresa, até sua estruturação, relação com parceiros comerciais e desenvolvimento econômico.

Thaís Covolato, coordenadora do Comitê de Identidades Digitais da camara-e.net.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.