BB cria programa de experimentação e novas tecnologias

0

O Banco do Brasil anuncia o Lentes BB, novo programa de inovação aberta que visa aplicar tecnologias digitais emergentes em novos modelos de negócio, melhores experiências e ganhos de eficiência. O programa será executado por meio de laboratórios, físicos ou virtuais, que irão unir empreendedorismo, capacitação e tecnologia, sempre com apoio de parceiros (startups, universidades e outras corporações) especialistas nos temas e tecnologias abordadas.

Para iniciar essa jornada, o primeiro laboratório do Banco neste programa será focado em blockchain. Terá como escopo identificar, validar e prototipar oportunidades que possam se beneficiar dessa tecnologia, que tende a se consolidar como principal meio de validação de informações em meio digital pelo uso de computação descentralizada e tokenização.

O Lentes BB – Blockchain será implementado em parceria com a startup GoLedger, especializada em desenvolver blockchains privados e permissionados, sob demanda, e, a única no Brasil, a disponibilizar um orquestrador do tipo "no-code", que permite aos usuários construir soluções sem conhecimento avançado em linguagens de programação.

O blockchain é uma tecnologia importante e que tende a se popularizar cada vez mais porque permite que duas ou mais pessoas, empresas ou computadores, que podem ou não se conhecer, troquem valor em ambientes digitais – em uma transação monetária, informação ou outra troca de ativos – sem intermediário. A tecnologia possibilita transações financeiras descentralizadas conhecidas como DeFi, que permite, por exemplo, a realização de contratos inteligentes em plataforma de empréstimos peer-to-peer.

"Um dos pilares de nossa estratégia de inovação aberta envolve a ativação de laboratórios de inovação focados na identificação e habilitação de tecnologias emergentes com potencial de gerar eficiência, novas receitas e melhores experiências aos nossos clientes", afirma Pedro Bramont, diretor de negócios digitais do Banco do Brasil. "Nosso propósito é colocar a tecnologia a serviço do cliente, que está no centro de nossas decisões. Hoje, blockchain é uma das tecnologias que permite criar processos e serviços mais eficientes, interoperáveis e seguros. Essa iniciativa nos permitirá aumentar o uso desta tecnologia e assim acelerar nossa estratégia digital e tecnológica", avalia Rodrigo Mulinari, diretor de tecnologia do BB.

A parceria BB e GoLedger prevê capacitação, mentoria e prototipação em infraestrutura de nuvem. "O BB demonstra o seu compromisso com a melhoria contínua de seus serviços, bem como a visão de colocar um banco bicentenário na vanguarda da transformação digital no país. Para nós é uma honra poder fazer parte desse momento tão significativo", comemora Otávio Soares, COO da GoLedger.

A GoLedger é finalista do Prêmio Nacional de Inovação, uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Depois de Blockchain, o Lentes BB irá ampliar sua atuação para outros temas relevantes como 5G, agronegócios, IoT e inteligência artificial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.