Pizza Hut terceiriza e melhora área de TI

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A região da Grande São Paulo abriga hoje a maior operação da Pizza Hut no Brasil, e uma das maiores da América Latina. São 15 lojas ? entre restaurantes, express e delivery ? que, juntas, faturaram cerca de 50 milhões de reais em 2006. Para garantir a continuidade do crescimento e o foco no negócio, há cerca de um ano, a rede decidiu terceirizar a estrutura de TI com a Picture Soluções em TI.

De acordo com Reynaldo Zani, diretor de Comunicação da Pizza Hut da Grande São Paulo, a decisão de terceirizar a estrutura foi tomada para que a empresa mantivesse a atenção em seu negócio e, claro, não criasse um novo centro de custos com a estruturação de uma área de tecnologia. ?Nosso negócio não é tecnologia, então decidimos que não iríamos investir em equipamentos e sistemas que se tornam obsoletos rapidamente, tampouco na equipe que seria necessária para manter esta estrutura em funcionamento?, comenta.

Para atender à crescente necessidade por sistemas de TI, sem os investimentos relacionados, o contrato fechado com o fornecedor acompanha a hospedagem dos três servidores da rede, além da implantação e gerenciamento de todo o sistema de firewall ? incluindo hardware e software ? e dos sistemas operacionais.

Para Zani, desde o início da terceirização, o resultado tem se mostrando mais do que acertado. Avaliado sob o aspecto administrativo-financeiro, o acordo garantiu a redução de investimentos e custos operacionais. ?Do ponto de vista técnico, ganhamos em segurança e confiabilidade. Contamos com uma empresa especializada cuidando de nossa infra-estrutura, sistemas e aplicações e não nos preocupamos mais com problemas técnicos?, diz.

Zani ressalta que, caso algum dos equipamentos tenha problemas ou alguma conexão saia do ar, o contrato prevê a solução do problema ou a troca do equipamento, se for o caso. ?Na grande maioria das vezes só fico sabendo que houve um problema técnico depois que ele já foi resolvido, pois há questões que não interferem no dia-a-dia de nossas lojas?, diz.

Sobre a opção de comprar hardware e software como serviço, o diretor de comunicação garante afirma: ?Hoje temos uma operação segura e confiável e não precisamos nos preocupar com equipes de tecnologia, backups, CPDs, sistemas de segurança, links e etc. Tudo funciona sem a nossa participação e, em caso de problemas, temos a quem recorrer a qualquer hora.?

Além da segurança e da confiabilidade da operação, Zani cita a atualização de equipamentos e sistemas como outro ponto importante da parceria. O executivo lembra que a Pizza Hut optou por não investir em um departamento que não trouxesse retorno financeiro direto. ?É claro que a empresa precisa de TI para ter uma operação saudável, mas isso não significa que a tecnologia tenha que fazer parte de nosso DNA. Em resumo, pagamos pelo serviço e nos dedicamos ao nosso negócio, que decididamente não é comprar máquinas ou software, muito menos gerenciar equipes técnicas?, argumenta.

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