Com o propósito de preparar suas operações diante da perspectiva de aumento da demanda por serviços de BPO (business process outsourcing), a Sonda Procwork está investindo R$ 1,5 milhão em seu centro de serviços compartilhados, instalado em Gaspar, no interior de Santa Catarina, considerado o principal centro do grupo na América Latina.
A quantia será destinada à contratação e capacitação de funcionários, além de para a instalação de equipamentos. A empresa está ampliando de 750 para 1,6 mil as posições de trabalho, que estarão distribuídas nos mil metros quadrados de área disponível para a expansão da filial.
Ao todo, o centro de Santa Catarina conta com três mil metros quadrados.
Segundo Luiz Carlos Felippe, presidente da Sonda Procwork, além dos novos contratos que foram fechados recentemente para a prestação de serviço na modalidade de BPO, a empresa está se antecipando para atender a demanda de um requisito que virou prioridade na agenda de CIOs e CFOs: a busca pela melhoria dos processos com redução de custos.
Com uma aposta de crescimento baseada na terceirização dos processos de negócios, a Sonda Procwork vê na instabilidade econômica uma oportunidade de crescimento neste ano. De acordo com o vice-presidente de vendas da companhia, José Ruy Antunes, a tendência é que as empresas passem a terceirizar primeiro as áreas de back office, terceirizando seus núcleos de serviçoes compartilhados. "Este será apenas o pontapé inicial", resumiu Antunes.
O executivo frisou que a partir do outsourcing de processos transacionais, como contas a pagar e a receber, recursos humanos e controladoria, a meta será buscar projetos que antes eram absorvidos pela China e Ásia, visto que estes países deixaram o topo da lista no quesito "fornecedores de serviços de TI" devido à queda do dólar e aos riscos eminentes dos escândalos ocorridos nos últimos meses.
- Expansão estratégica