Senado aprova marco civil da internet e projeto segue agora para sanção presidencial

0

O Senado aprovou na noite desta terça-feira, 22, o projeto de lei (PLC 2014) que estabelece o marco civil da internet, que segue agora para sanção da presidente da República, Dilma Rousseff. A votação ocorre 28 dias após aprovação na Câmara dos Deputados, onde a proposta  foi debatida por quase três anos e chegou a trancar a pauta por cinco meses. Ela estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores na rede mundial de computadores no Brasil.

Houve grande pressão do governo para aprovação nesta terça, embora a oposição tenha firmado a necessidade de mais tempo para discussão sobre o tema. Uma manobra regimental do governo possibilitou a inversão de pauta e colocou o projeto como primeiro item da Ordem do Dia. O interesse da base aliada pela aprovação rápida e sem emendas era para que o projeto vire lei durante o seminário NetMundial, que ocorrerá em São Paulo a partir desta quarta-feira, 23.

Mais cedo, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), garantiu que haverá oportunidade de ajustes do texto no futuro, por meio de medida provisória. De manhã, duas comissões permanentes haviam aprovado o projeto — a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Ciência e Tecnologia (CCT).

A terceira comissão de mérito pela qual o projeto deveria passar foi a comissão de fiscalização e controle, a CMA, que deu seu parecer já no plenário, com a designação de relator ad hoc encarregado de parecer em substituição ao da comissão. Marcada para a manhã desta terça, a reunião da CMA destinada à votação do marco civil foi cancelada. O senador Luiz Henrique (PMDB-SC), escolhido relator por sorteio, devolveu a matéria à comissão por defender uma análise mais cuidadosa e o "aperfeiçoamento" do projeto.

Nas outras comissões designadas para apreciar o projeto, o marco civil da internet passou com grande rapidez. Em reunião extraordinária, a CCJ aprovou o PLC 21. O texto é o mesmo encaminhado pela Câmara dos Deputados, com ajustes de redação. Além da CCJ, o projeto foi aprovado na CCT em decisão instantânea. O texto acolhido foi igualmente o que veio da Câmara, com base em parecer do senador Zezé Perrella (PDT-MG), presidente da comissão.

Críticas

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse que a oposição poderia impedir a votação obstruindo-a ou apresentando emendas de Plenário, mas não o faria. Contudo, lamentou a posição da presidente Dilma e o "afã dos senadores em querer agradá-la". Como os demais senadores da oposição, ele pedia tempo para aperfeiçoar o texto.

O artigo 31 foi um dos que estava na mira de Aloysio. O texto determina que "até a entrada em vigor de lei específica, a responsabilidade do provedor de aplicações de internet por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros, quando se tratar de infração a direitos de autor ou a direitos conexos, continuará a ser disciplinada pela legislação autoral vigente". Aloysio traduziu o enunciado como se dissesse "a lei de direitos autorais deve ser respeitada até quando for modificada". "Isso é ridículo", resumiu o parlamentar.

A oposição focou, ainda, a redação do artigo 10, que trata da guarda e da disponibilização dos registros de conexão e de acesso a aplicações de internet, como de dados pessoais e do conteúdo de comunicações privadas. O texto motivou dúvidas durante a votação na CCJ porque havia preocupação sobre a abrangência do termo "autoridades administrativas", que podem requisitar dados cadastrais, por exemplo.

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), relator do projeto na comissão, concordou com a troca de "autoridades administrativas" por "delegado de polícia e o Ministério Público", mas ela não foi adiante porque faria o projeto voltar para a Câmara, e isso não era interesse do governo.

Entre os principais pontos do projeto, está o artigo 9º, que protege a neutralidade de rede. Ou seja, o tratamento isonômico de quaisquer pacotes de dados, sem distinção de preços para a oferta de conteúdo. A regra determina tratamento igual para todos os conteúdos que trafegam na internet.

Assim, os provedores ficam proibidos de discriminar usuários conforme os serviços ou conteúdos que eles acessam – cobrando mais, por exemplo, de quem acessa vídeos ou aplicações de compartilhamento de arquivos (que exigem maior utilização de banda larga). Com informações da Agência Senado.

Notícia atualizada às 19h45.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.